Governadora confirma realização da Campus Party 2019

ASSECOM/RN

“Vai ter Campus Party em Natal 2019” com esta afirmação a governadora Fátima Bezerra, abriu seu discurso na cerimônia de lançamento da 2ª edição de uma das maiores experiências tecnológicas do mundo que une jovens em torno de um festival de inovação, criatividade, ciências, empreendedorismo e universo digital. O evento está previsto para acontecer de 14 a 18 de agosto, no Centro de Convenções de Natal, a data foi divulgada no coquetel de lançamento que aconteceu na noite da quinta-feira (30), no Senai.

“Mesmo diante da calamidade financeira que enfrentamos, vim reafirmar o compromisso do Governo do Estado com a realização deste importante evento”, destaca a Governadora, ao falar sobre o esforço do Governo do Estado para a realização da Campus Party em Natal. O governo é o principal parceiro e tem a intenção sediar o festival até 2022.

A capital potiguar é a 3ª do Nordeste a receber o festival, após Recife e Salvador. A edição de 2018, batizada de “CP Jerimum” recebeu cerca de 60 mil pessoas, que passaram pelo Centro de Convenções em Natal durante os 4 dias. “É pela primeira vez na história que os filhos e os netos estão ensinando pais e avós. A Campus Party aquece todo o ecossistema da tecnologia e da inovação”, disse Tonico Novaes, diretor da Campus Party/Brasil.

A Campus Party tem uma política de instalar laboratórios de tecnologia em comunidades das cidades que sediam o evento, deixando um legado educacional e de acesso à ciência que vai além dos dias de evento. “No Rio Grande do Norte, nós encontramos excelentes profissionais em todas as áreas, chamadas de pilares da Campus Party, alguns que já estão palestrando em outras edições da CP no Brasil e mundo a fora”, destacou Dino Lincoln, diretor da CP/Brasil.

Durante a cerimônia a governadora Fátima falou sobre a criação do parque tecnológico, que será localizado no campos da UFRN em Macaíba. R$ 8 milhões serão investidos no projeto que será desenvolvido por meio do RN Cidadão e Banco Mundial. “Nós acreditamos que o presente e o futuro do desenvolvimento com sustentabilidade com inclusão, passa por investimentos na área de tecnologia, pesquisa e inovação”, disse.  

O planejamento é de que a nova estrutura seja instalada em Macaíba, onde funciona a Escola Agrícola de Jundiaí. O parque tecnológico será desenhado para promover polos de inovação e empreendedorismo em áreas econômicas vitais para o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte, como energias renováveis, mineração, pesca, aquicultura, setor têxtil, turismo, fruticultura e serviços.

O projeto de implantação do parque envolve a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN), a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), a Federação das Indústrias do RN (Fiern), por meio do Sesi e do Centro de Tecnologias do Gás e Energia Renováveis (CTGAS-ER), e o Sebrae-RN. “É uma grata coincidência, falar do futuro Parque Tecnológico de  Macaíba, nesta noite. Nós acreditamos que para construir o presente e o futuro do desenvolvimento com sustentabilidade e inclusão, passa por investimentos na área de tecnologia, pesquisa e inovação”, disse Fátima.