Parnamirim vai ganhar central de monitoramento em julho

A Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Social e Mobilidade Urbana – SESDEM, já começou a instalação dos equipamentos para o funcionamento da Central de Monitoramento, em Parnamirim. A inauguração do serviço está prevista para o mês de julho. Foram investidos R$ 800 mil só em câmeras. Ao todo, o investimento da Central passará de R$ 1 milhão.

De acordo com o secretário Marcondes Pinheiro, todos os equipamentos que permitem o andamento da central de monitoramento já foram adquiridos. Inclusive, a secretaria também pleiteia por um gerador, para que possa suprir eventuais faltas de energia.

Ainda segundo o secretário, na primeira etapa estão sendo instaladas 80 câmeras, que servirão como olhos eletrônicos analisando movimentações que fujam da normalidade. As imagens serão analisadas por agentes da central, que vai funcionar 24 horas, fazendo com que eles possam acionar viaturas mais próximas do local da ocorrência.

Após mapeamento feito pela Polícia Militar, as câmeras estão sendo instaladas em vários bairros da cidade, principalmente em locais que apontam um índice considerável de ocorrências policiais. O secretário também informou que uma parceria com a CDL e a rede comercial de Parnamirim também poderá ser formada, onde as imagens do circuito externo dos estabelecimentos podem ser visualizadas pela central.

“Vamos ganhar uma cidade monitorada, o criminoso vai pensar duas vezes antes de agir. Será muito importante para a cidade, pois vai aumentar a segurança dos munícipes, ajudando não só na prevenção dos delitos, como também a prender criminosos”, afirmou o secretário Marcondes Pinheiro.