Espaço Cultural Ruy Pereira será revitalizado por artistas do grafite

Marco Polo Veras

O processo de revitalização do Centro Histórico promovido pela Prefeitura do Natal deu hoje mais um passo inédito na cena cultural da cidade. O prefeito Álvaro Dias se reuniu com artistas do grafite e equipe técnica da Secretaria de Cultura para definir as regras do processo de seleção pública para a grafitagem do Espaço Cultural Ruy Pereira, que irá passar por um processo de requalificação, projetado pela Prefeitura. 

Ficou definido que serão 30 artistas potiguares do grafite artístico e o paulistano Dicesar Love grafitando 120 metros de muro, dando uma nova cara àquele espaço tradicional da cultura potiguar. Cada artista irá receber R$ 1.500 de remuneração para deixar o registro artístico de 4m x 5m. A Prefeitura do Natal irá fornecer tintas e equipamentos necessários para a realização das artes urbanas.

“A exemplo do que fizemos com o Beco da Lama, continuamos investindo na economia criativa da cidade de Natal revitalizando espaços importantes e tradicionais da nossa cidade. Agora convidamos vários artistas urbanos para revitalizarem o Espaço Ruy Pereira, onde já existe uma ampla atividade cultural que será incrementada a partir do edital público lançado pela Prefeitura e que prevê a realização de apresentações artísticas na região do Centro Histórico da cidade. Será mais um espaço de grande visitação turística que irá gerar retorno financeiro ao município”, disse o prefeito Álvaro Dias.

O projeto de revitalização do Centro Histórico começou com o Beco da Lama. Agora parte para o Espaço Cultural Ruy Pereira e posteriormente voltará para outra parte do Beco da Lama e depois será ampliado até a Ribeira.“É um projeto que a Prefeitura do Natal encabeça e investe para transformar o Centro Histórico num lugar cosmopolita, que vire referência pela sua arte, estética e programação que hoje detém através dos artistas e do fomento da própria Prefeitura uma capilaridade enorme”, disse o secretário de Cultura de Natal, Dácio Galvão.

A ideia é replicar o que foi executado no Beco da Lama, com a pintura de painéis de grafite, a reestruturação do passeio da área, a construção de uma cobertura, a mudança da entrada para a avenida Princesa Isabel e a instalação de um palco permanente para a realização de manifestações artísticas.

Os artistas ligados ao grafite presentes à reunião elogiaram a iniciativa de abrir o diálogo com o segmento e a disposição da Prefeitura de oferecer orientação para os que queriam participar poderem fazer a elaboração do projeto e resolverem outras questões burocráticas. “No mundo inteiro, as grandes cidades têm usado a arquitetura e a arte urbana como elementos transformadores por estimularem a criatividade e Natal agora desperta para isso também”, afirma Lennon Lie, um dos artistas que estavam na reunião.

 
O vereador Fernando Lucena, que era irmão do médico e ex-secretário de Saúde, Ruy Pereira, elogiou a iniciativa da prefeitura e se propôs a colocar no orçamento do próximo ano uma emenda destinando recursos a revitalização do centro histórico de Natal. “Temos que reconhecer que a Prefeitura está avançando e investindo para deixar a cidade mais bonita e agradável e valorizar a arte urbana na cidade”, afirmou.

SELEÇÃO DOS ARTISTAS 

Os artistas serão selecionados individualmente mediante análise de projeto a ser apresentado, no tema especificado, e demais trabalhos de sua autoria da mesma natureza (grafite artístico) já executados. Cada participante deverá apresentar no ato da inscrição, além de projeto no tema da seleção, portfólio com fotos, vídeos, recortes de jornais e/ou caderno com os referidos desenhos artísticos de sua autoria.

As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas entre os dias 03 a 16 de julho do ano em curso, na Biblioteca Esmeraldo Siqueira na Fundação Cultural Capitania das Artes (FUNCARTE), localizada na Av. Câmara Cascudo, 434 – Ribeira.