Ação voluntária envolve famílias de alunos da Funpac

ASCOM – Marciano Costa

Os pais dos alunos da Fundação Parnamirim de Cultura (FUNPAC) trabalham de forma voluntária em prol da confecção dos adereços que servirão para compor o cenário das apresentações de encerramento do ano de 2019. As apresentações contarão com um cenário de floresta e serão usadas cerca de 400 mil garrafas, que serão moldadas artesanalmente para assumirem o formato de borboletas, folhas e flores. 

A Funpac está recebendo garrafas de plástico para ajudar na ação. Os recipientes podem ser de xampu, detergente, amaciante, refrigerante ou suco. O importante é que não sejam de vidro. A iniciativa mostra um cunho social e ecológico muito forte, visto que os pais e mães envolvidos tem uma maior convivência com os filhos, que ensaiam as apresentações, enquanto eles trabalham no cenário. 

Ariella Simonely, Coordenadora de Dança da Funpac, conta que é um trabalho de união, bem associativo e organizado com os pais dos alunos. “Eles criaram até uma escala de trabalho. A gente acaba se envolvendo demais com todos. É um momento maravilhoso de muito aprendizado”, disse. 

O fator ambiental também fica evidenciado, já que as garrafas utilizadas não estarão na rua, poluindo a cidade, entupindo bueiros e causando problemas para todos. A ação promove uma mudança de comportamento das famílias em casa, no sentido de separar o lixo de forma seletiva e encaminhar as garrafas para a Fundação, que faz essa captação e as encaminha para os pais realizarem os trabalhos. 

Lenice Soares, mãe da aluna de balé, dança contemporânea e jazz Leniagna Emilly de 11 anos, fala que é muito gratificante trabalhar com toda essa turma e ver que o resultado será um espetáculo muito bonito e grandioso. “Estou bem ansiosa com as apresentações. Ver nosso trabalho ajudando nossas filhas a brilhar será muito bom”, lembrou emocionada. 

Maria Manuele, de 13 anos, e Manuela Lucena, de 10, alunas da Fundação falam que o frio na barriga e ansiedade são inevitáveis, mas que ter as mães trabalhando junto dá muita força e confiança. A artesã Lurdinha Cabral conta que ficou lisonjeada com o convite para ajudar nos trabalhos, que é gratificante fazê-lo de forma voluntária e ressalta a necessidade de doações de garrafas. 

As garrafas podem ser entregues na recepção da Funpac que fica na Avenida Castor Vieira Régis, 268, Cohabinal. Com apenas essa ação a população estará contribuindo com a cultura, limpeza urbana e meio ambiente.