Dia de Proteção às Florestas será celebrado com atividades no Parque da Cidade

O 17 de julho foi instituído no Brasil como Dia de Proteção às Florestas. Em comemoração à data, o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte irá realizar uma série de atividades no recém-inaugurado Centro de Pesquisas e Experimentos da Mata Atlântica (CEPEMA), a partir das 8h30. O evento contará com a participação do prefeito Álvaro Dias. 


Na programação estão previstas as seguintes atividades: Exposição “Reserva Biológica do Atol das Rocas e Parque das Dunas: Unidades de Conservação de Proteção Integral”, espetáculo de mamulengo da Semurb e, dando continuidade ao projeto de recuperação de áreas degradadas do parque, teremos o plantio de mudas de espécies da Mata Atlântica. Além das exposições fixas do espaço: Conhecendo a Fauna e a Flora do Parque e Circuito ambiental de Natal.

O Brasil é um dos países com maior biodiversidade do mundo e as suas florestas são um dos motivos disso. São milhares as espécies de plantas e animais exclusivas do nosso território, desempenhando funções regulatórias que levam naturalmente a um equilíbrio ambiental. Além disso, diversos serviços ecossistêmicos estão intimamente relacionados às florestas: disponibilização de oxigênio, águas e ar limpos, solos férteis para plantio, polinização e até atividades recreativas. Entretanto, ainda assim, esses ambientes sofrem constantes ameaças e contínua degradação. 


Originalmente, o dia 17 de julho é o dia do Curupira. Figura mitológica do folclore brasileiro, o ser de cabelos vermelhos e pés virados para trás que vive nas matas e é um dos maiores protetores das florestas. Diz-se que ele prega peças em qualquer um que adentre as florestas com intenção de destruí-las ou caçar seus animais. 

Para além do folclore, a data é mais uma oportunidade de aproximação entre o Parque da Cidade, uma Unidade de Conservação essencial para a proteção de nossos resquícios de Mata Atlântica, e a população. As atividades serão realizadas em conjunto com escolas municipais e abertas à população. Outras informações poderão ser obtidas por meio do telefone 3232-3207.