Galeria Sesc recebe exposição “Anatomia do Simbólico”

Em agosto estreia a quarta exposição do ano na Galeria Sesc, Anatomia do Simbólico, do artista Jean Sartief. As obras que compõem a exposição transitam pela escultura em cerâmica, fotografias e pintura, discorrendo sobre a simbologia complexa que envolve o coração. A vernissage acontece no dia 06/08, às 19h, e é uma iniciativa de incentivo artístico e cultural do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), instituição do Sistema Fecomércio.

“Jean Sartief adentra através dessa inteligência intuitiva do coração, nessa matéria ancestral, a argila, que gera objetos que comentam os diferentes estados emocionais da alma e dá visibilidade a esses estados por meio de uma simbologia própria, transformando o que é secreto, íntimo, intrínseco, em aberto, descoberto. O artista convida o público a um diálogo entre sentimentos e sensações.”, comenta a crítica e curadora de arte Sânzia Pinheiro.

A exposição fica disponível para visitação na Galeria Sesc de 07 de agosto a 02 de outubro de 2019, contando sempre com a presença de um mediador em artes visuais. Tanto as visitas como a vernissage são gratuitas e abertas ao público.

“Manter a Galeria Sesc faz parte do compromisso que o Sistema Fecomércio RN tem de apoiar e incentivar as artes e a cultura de nosso estado. Por seu intermédio, nós garantimos aos nossos artistas um espaço adequado para a exposição de seus trabalhos, oportunizando sua contemplação e o contato com o grande público, algo primordial para a realização plena de suas expressões”, destaca o Presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz.

Ainda dentro dos projetos de cultura, o Sesc realiza o Combo Cultural, que leva turmas para uma visitação mediada na Galeria Sesc Cidade Alta, exibição de filmes e bate-papo sobre arte e literatura na biblioteca do Sesc Rio Branco. O combo também ocorre na unidade Sesc Zona Norte, com as ações na biblioteca, contação de histórias e CineSesc. Para agendar um combo cultural, é necessário entrar em contato com o setor de cultura através do e-mail cultura@rn.sesc.com.br .

Galeria Sesc

Desde 2015, os trabalhos dos artistas que expõem na galeria são selecionados por meio de edital. Em sua 5ª edição, o projeto selecionou cinco trabalhos para compor o calendário de exposições 2019.

Em março, a Galeria Sesc trouxe a exposição “Pilares Vivos” com obras da arquiteta e fotógrafa, Jéssica Bittencourt, e em maio a exposição “Recortando Universos”, da artista potiguar Danielle Paulo. Para este ano ainda, além desta, está programada mais uma exposição: “Retro Visões”, de Evana Macedo.

A Galeria Sesc é o único espaço cultural de Natal e um dos poucos do estado a disponibilizar mediadores em arte visuais durante o período das exposições. Os profissionais contextualizam o espectador sobre as obras e o artista, além de desenvolver ações de arte-educação com o público, incluindo grupos escolares, de idosos e ONGs.

Serviço:

O quê? Exposição “Anatomia do Simbólico” estreia na Galeria Sesc

Onde? Galeria Sesc Cidade Alta | Rua Cel. Bezerra, 33. Cidade Alta, Natal-RN

Quando?
Vernissage: 06 de agosto |19h | Aberta ao público

Exposição: 07/08 a 02/10 (exceto finais de semana e feriados), das 9h às 19h

Acesso gratuito