Governadores do Nordeste buscam investimentos para a região

ASSECOM/RN

Em mais uma ação para atrair investimentos para a região, os governadores do Nordeste cumpriram agenda nesta segunda-feira (29) em Brasília com representantes da França e da Rússia. Na reunião com o embaixador francês Michel Miraillet, que estava acompanhado do ministro dos negócios Jean-Yves Le Drian, os governadores trataram de projetos nas áreas de produção de energias renováveis, agricultura familiar e desenvolvimento sustentável. A reunião contou ainda com a presença de representantes da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

“A reunião foi muito positiva com a embaixada francesa. O nosso objetivo é buscar parcerias em prol do desenvolvimento dos estados da região Nordeste em diversos setores. Uma das pautas amplamente discutida foi o desenvolvimento sustentável, com a preservação dos recursos hídricos e tratamento dos resíduos sólidos. Também tratamos de agricultura familiar”, disse a governadora Fátima Bezerra, que enalteceu o trabalho conjunto dos governadores. “É o Nordeste unido para fazer o Brasil retomar um curso do desenvolvimento”, disse. De acordo com o governador da Bahia, Rui Costa, a França deve ser a porta de entrada da missão internacional do Consórcio do Nordeste na Europa.

Segundo Fátima, ficou agendada a ida à França de uma missão, liderada pelos governadores do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, na primeira quinzena de novembro deste ano. Até lá seguem as conversas sobre as perspectivas de investimentos no Nordeste, com a criação de parcerias público-privadas e apresentação das políticas regionais em prol do desenvolvimento sustentável dos territórios. 

Antes da audiência com os franceses, os governadores estiveram com o embaixador russo Serguey Pogosovich Akopov, com quem discutiram as possibilidades de comércio Brasil-Rússia. Na ocasião, Fátima destacou a recente presença do representante de São Petersburgo em visita oficial ao Rio Grande do Norte, na qual dialogaram sobre investimentos empresariais no Estado.

Além disso, ela convidou o embaixador e sua comitiva oficial a visitarem os Estados do NE para conhecer as potencialidades regionais, principalmente às do RN.  Uma nova reunião entre o Fórum dos Governadores do Nordeste e a Câmara Brasil/Rússia, sediada no Rio de Janeiro, foi acertada com o objetivo de organizar uma visita à Rússia no primeiro semestre de 2020.