Brasil conquista o 3º lugar geral na WorldSkills 2019, mundial de profissões técnicas

Fecomércio RN

Foto: Divulgação

O Brasil ficou com o terceiro lugar entre os 63 países participantes da WorldSkills, a olimpíada mundial de profissões técnicas. A cerimônia de entrega de encerramento ocorreu nesta terça-feira (27), na Arena Kazan, um dos estádios da Copa do Mundo realizada pela Rússia.

Após quatro dias de provas em 56 modalidades que reproduziram o dia a dia do mercado de trabalho, os brasileiros conquistaram duas medalhas de ouro, cinco de prata, seis de bronze, assim como 28 certificados de excelência. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) treinou 56 jovens e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) foi responsável por outros sete.

O Senac conquistou medalha de prata na ocupação Cuidados de Saúde e Apoio Social, com a mineira Miriam da Silva, e três certificados de excelência, registrando a melhor colocação da Instituição na história da competição. Aluno do curso de Garçom do Senac RN, o potiguar Gustavo Almeida representou o Brasil no torneio e foi vigésimo colocado entre competidores de 33 países, na ocupação Serviços de Restaurante.

Nesta edição, 1.354 jovens de 63 países participaram do torneio. A China, que sediará a próxima WorldSkills, em 2021, na cidade de Xangai, ficou em primeiro lugar no ranking de pontos totais. A Rússia, a anfitriã do torneio, abocanhou a segunda posição. A Coreia do Sul ficou em quarto. A delegação brasileira tem se estabelecido entre as equipes mais vitoriosas da competição. Foi a grande campeã quando o evento ocorreu em São Paulo, em 2015, pela primeira vez em um país da América Latina. Na última edição, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, alcançou o segundo lugar.

A WorldSkills é o maior torneio de educação profissional do planeta. A cada dois anos, jovens de até 22 anos disputam medalhas de ouro, prata e bronze em um país diferente. Cada ocupação tem provas específicas, nas quais os competidores precisam demonstrar habilidades individuais e coletivas e realizar provas em padrões internacionais de qualidade.