DAMARES EXTINGUE COMITÊ DE GÊNERO E DIVERSIDADE E INCLUSÃO

EXTRA

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, que estava em Belo Horizonte hoje para discutir o futuro do Memorial da Anistia Foto: Jorge William / Agência O Globo
Foto: Jorge William / Agência O Globo

Damares Alves extinguiu seis comitês de seu ministério, incluindo o de Gênero e o de Diversidade e Inclusão.

A revogação foi publicada hoje noDiário Oficial .

Criado em julho de 2018, o Comitê de Gênero foi nomeado Janaína Romão em homenagem a uma funcionária terceirizada do Ministério dos Direitos Humanos morta pelo ex-marido no Distrito Federal.

Cabia ao colegiado propor medidas para prevenir a violência de gênero contra funcionários do ministério e articular medidas da pasta para a igualdade de gênero.

Já o Comitê  de Diversidade e Inclusão tinha como uma de suas finalidades apoiar a “diversidade sexual, com especial proteção às pessoas LGBTI” dentro do ministério.

Segundo a portaria, os órgãos que os coordenam passarão a ser responsáveis por suas atribuições. No caso de ambos,  a Secretaria Executiva da pasta.

Os outros colegiados extintos foram os comitês para a Desburocratização, o de Convênios e Contratos Administrativos, o da Segurança da Informação e Comunicação e o da Agenda de Convergência para a proteção integral dos direitos de crianças e adolescentes impactados por obras ou empreendimentos.