Prefeito Álvaro Dias assina Lei que inclui o Agosto Lilás no Calendário de Eventos de Natal

Alex Régis

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, assinou a Lei que oficializa o Agosto Lilás no calendário de eventos de Natal. A assinatura do documento aconteceu durante o encontro de encerramento do mês temático, nesta quinta-feira (29/08), no Centro de Referência Elizabeth Nasser (Cren), no bairro do Alecrim. A Prefeitura de Natal realizou um mês inteiro de eventos, encontros, palestras e atendimentos, através da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (Semul).

No evento de encerramento, as mulheres assistiram a uma palestra da jornalista Anne Marjorie, que falou sobre o empoderamento feminino, melhoria da autoestima e da autonomia das mulheres. “Agradeço muito a oportunidade de estar aqui. De poder estar nesse momento tão importante para todas nós e para o futuro das nossas filhas, netas, sobrinhas, etc. Esse trabalho feito pela Prefeitura é fundamental”, comentou.

O prefeito Álvaro Dias falou sobre as ações do Município na área de proteção à mulher. Citou a Casa Abrigo de Natal, que recebe mulheres vítimas de violência e comemorou a assinatura da Lei. “Estou muito feliz com o trabalho realizado pela Secretaria da Mulher. Estamos fazendo coisas inéditas pelas mulheres de Natal. Só acho injusto que apenas agosto seja dedicado a elas. Por mim, todos os meses são dedicados às mulheres”, disse o prefeito.

Álvaro Dias relembrou as conquistas femininas, com destaque para a Lei Maria da Penha, que completa 13 anos. “No passado, as mulheres não tinham direito a nada. Graças a muita luta as coisas avançaram. Em Natal, na gestão de Andréa Ramalho à frente da Secretaria, esse avanço é ainda maior”, comemorou. A secretária Andréa Ramalho, por sua vez, afirmou que o trabalho de acompanhamento feito pela entidade não acaba com o fim do Agosto Lilás. “O mês acaba amanhã, mas a nossa luta continua até que nenhuma mulher seja vítima de violência em nossa cidade”, ressaltou.

Andréa Ramalho listou um calendário de debates e conscientização que foi realizado pela Semul, com o objetivo de divulgar informações para as mulheres que sofrem de violência em nossa sociedade. O auditório do Cren estava lotado e as participantes aplaudiram de pé a assinatura da Lei, pelo prefeito e pela secretária, com a presença de representantes da Semtas – Secretaria Municipal de Trabalho e Ação Social.