Imagem da padroeira de Natal inicia peregrinação pelo Centro Administrativo

ASSECOM/RN Elisa Elsie

A imagem de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira da cidade do Natal, iniciou nesta terça-feira (17) a peregrinação por instituições públicas e privadas, como é tradição no período que antecede a festa religiosa dedicada à santa, em novembro. Na manhã de hoje, ela foi acolhida na Escola de Governo, pela governadora Fátima Bezerra e servidores, onde foi celebrada a missa de ação de graças pela passagem da peregrina pelo Centro Administrativo do Estado.  A celebração foi conduzida pelo arcebispo metropolitano Dom Jaime Vieira Rocha e pelo padre Flávio Bezerra, vigário paroquial da Catedral Metropolitana de Natal.

A imagem foi escoltada pela Guarda de Honra do Pelotão de Guardas da Coordenação de Segurança do Centro Administrativo, em uniforme histórico da Polícia Militar com jinete e barretina. Logo após a celebração, Dom Jaime passou a palavra para a governadora, que agradeceu pela vinda da imagem e parabenizou a todos os envolvidos pela dedicação às festividades da padroeira. “Quero lhes dizer o que quanto ficamos felizes com a presença da Nossa Senhora da Apresentação aqui. Eu estava agradecendo durante a missa pelo dia de ontem, porque foi realizado o Encontro Econômico Brasil-Alemanha, com mais de mil inscritos, a maioria empresários que vieram conhecer as potencialidades do nosso Estado”, disse.

Ela também falou que estava muito feliz porque ontem foi realizado em Natal o Fórum dos Governadores do Nordeste, que acontece mensalmente em uma cidade diferente da região ou no Distrito Federal. “Tivemos ontem a reunião do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Nordeste, trazendo pautas que são o maior desafio para a gente. E hoje, mais uma vez nos irmanamos que ela, a Nossa Senhora, continue nos abençoando para que possamos continuar trabalhando pelo desenvolvimento do Rio Grande do Norte”.

Logo após a missa, a imagem seguiu de volta para a Catedral Metropolitana e amanhã irá para o Ipern (Instituto de Previdência dos Servidores Estaduais). A imagem estará em peregrinação até o início da festa da padroeira, que acontece de 11 a 21 de novembro.

SOBRE A PADROEIRA DE NATAL

Conta a tradição que em 21 de novembro de 1753, pescadores encontraram na margem direita do Rio Potengi, na confrontação da Igreja do Rosário, um caixote que estava encalhado numa pedra. Quando abriram, encontraram uma imagem da mãe de Jesus com um menino no colo. A referida imagem tinha uma mão estendida, aparentando ter um rosário.

Entretanto, como 21 de novembro é, no calendário litúrgico da Igreja Católica, o dia em que se festeja a apresentação da Mãe de Jesus no Templo, deram à imagem que apareceu no Rio Potengi o nome de Nossa Senhora da Apresentação.

As celebrações religiosas acontecem na Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (antiga Catedral) e na Catedral Metropolitana.  Dentro da programação religiosa, o destaque é a “Missa da Pedra do Rosário”, celebrada no local onde a imagem apareceu, às 5 horas da manhã.

A programação sócio-cultural é realizada todas as noites, após as novenas, no pátio da Catedral Metropolitana.