Marcelo Queiroz participa de audiência da governadora com CEO da Gol Linhas Aéreas na qual companhia anuncia aumento de quase 20% nos voos para Natal

Fecomércio RN

Foto: Divulgação

A convite da governadora do Estado, Fátima Bezerra, o presidente do Sistema Fecomércio Rio Grande do Norte, Marcelo Queiroz, participou de audiência com o CEO da companhia aérea Gol Linhas Aéreas, Paulo Kakinoff, nesta quarta-feira (4), na Governadoria. O executivo estava acompanhando do diretor de relações institucionais e do consultor institucional da Gol, Cláudio Borges e Bhrener Matos, respectivamente.

Na abertura da reunião, a governadora agradeceu à companhia aérea pela implantação de novos voos, atitude possível graças ao incentivo concedido pelo Governo do RN, em junho deste ano, e que estabeleceu novas regras para a redução da cobrança do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) do querosene da aviação (QAv).

Fátima Bezerra ainda destacou “o importante trabalho desempenhado pela Fecomércio, sempre com embasamento técnico e com importantes contribuições para o fomento ao turismo, sendo parceira do Estado”.

O CEO da Gol, Paulo Kakinoff, apresentou ao grupo as novas opções de voos que serão operados pela companhia, e que representam um aumento de 18,75% das frequências da empresa no estado. Serão três novos voos regulares para o Rio de Janeiro a partir de novembro. Além disso, entre dezembro e março, serão mais seis frequências semanais para os aeroportos de Congonhas (SP) e Brasília (DF); e, ainda, mais duas para Goiânia, estas operando nos meses de dezembro e janeiro.

Os executivos da Gol também anunciaram um novo voo para a Argentina. “Nós já solicitamos essa nova frequência Natal-Buenos Aires, e aguardamos a autorização dos órgãos competentes”, comentou Paulo Kakinoff, que acrescentou: “A decisão de iniciar as operações em um novo destino é uma análise mútua do Governo, que escuta a população; e da companhia aérea, que faz os estudos de viabilidade econômica”.

Além disso, a empresa também informou que os voos tendo Natal como destino na alta temporada 2019/2020 já estão à venda no site da empresa e nas agências de viagens em todo o país. Com este incremento, a Gol passa sua operação de 512 para 608 voos.

“Este incremento de malha anunciado pela GOL é uma excelente notícia não só para o nosso turismo, mas para toda a economia do estado. Este aumento, somado a movimentos parecidos já anunciados pela Azul e pela Latam devem contribuir bastante para revertermos o quadro que semanalmente identificamos por meio do Radar de tarifas Aéreas da Fecomércio, segundo o qual as tarifas cobradas para Natal, tendo como ponto de partida alguns dos principais polos emissores de turistas do país (DF, RJ, SP e MG) estão, invariavelmente, mais altas do que aquelas praticadas para destinos vizinhos nossos como PB, CE e PE. A governadora Fátima Bezerra e sua equipe estão de parabéns pela sensibilidade e assertividade nesta iniciativa de anunciar as novas regras para o ICMS sobre o QAV, que têm sido fundamentais para a ampliação das parcerias com as companhias aéreas. Iniciativas assim merecem nosso aplauso e reconhecimento e mostram que, mesmo com todas as dificuldades, sempre há espaço para ações inteligentes e focadas no estímulo ao nosso desenvolvimento”, afirmou Queiroz.

A secretária de Turismo, Ana Maria Costa, frisou a importância de novos destinos. “Gostaríamos que a Gol aderisse ao plano de total isenção dos impostos que incidem sobre ao querosene de aviação, e isso seria possível não só com o incremento no número de voos para destinos já explorados, como também para novos destinos, como Santiago (Chile) e Montevideo (Uruguai)”.

Também participaram da reunião o coordenador da Câmara Empresarial do Turismo da Fecomércio, George Costa; o vice-governador, Antenor Roberto; a secretária estadual de Turismo, Aninha Costa; o secretário-adjunto de Tributação do RN, Manoel Assis; o presidente da Emprotur, Bruno Reis; o superintendente da Inframerica no RN, Ibernon Martins; e o diretor de Desenvolvimento de Negócios da Inframérica, Roberto de Oliveira Luiz; o presidente e a vice-presidente da ABAV RN, Abdon Gosson e Diassis Rosado; o presidente da ABIH RN, José Odécio.