Parnamirim: CAPS promovem ação alusiva ao ‘Setembro Amarelo’

Foto: ASCOM 

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) AD III, I e II promoveram nesta terça – feira (24), na praça da Paz de Deus, centro da cidade, uma ação alusiva ao “Setembro Amarelo”, com objetivo de discutir sobre a valorização da vida e a prevenção ao suicídio. 

O evento contou com a participação dos profissionais de todos os CAPS, do Centro Integrado de Psicologia e Psiquiatria (CIPP), Unidades Básicas de Saúde (UBS) e com o apoio de algumas empresas privadas. Na ocasião foram realizados testes rápidos de hepatites B e C, Sífilis e HIV, verificação de pressão e HGT (taxa de açúcar no sangue). Além disso, a população também pôde participar de rodas de conversa sobre saúde mental e atividades físicas. 

De acordo com a psicóloga e coordenadora do CAPS AD III, Edvânia Ferreira, o propósito principal da ação é falar sobre a valorização da vida e divulgar o trabalho das instituições. “Essa ação está acontecendo para divulgar os nossos CAPS, os nossos serviços. A proposta foi promover uma palestra com os nossos profissionais sobre a valorização da vida, porque nós trabalhamos a prevenção ao suicídio de setembro a setembro, não é algo restrito somente a este mês”, disse. 

Para a enfermeira da UBS Liberdade, Elly Rocha, a ação é de grande relevância. “Eu avalio essa ação como algo muito importante, porque realizamos um bom levantamento, orientações às pessoas, porque tudo que é favor da vida vale a pena”, falou.