VII Caminhada pela Vida alerta para importância da doação de órgãos

O Setembro Verde é uma campanha nacional em prol da conscientização da importância da doação de órgãos. No Rio Grande do Norte, a Central de Transplantes vem promovendo palestras ao longo do mês em referência à campanha, que terá como evento central a VII Caminhada pela Vida, que ocorrerá no próximo dia 28. Além disso, a Organização de Procura de Órgãos (OPO) vem realizando a IV Atualização em Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes, voltada a profissionais de saúde.

O curso ocorrerá nos próximos dias 23, 25 e 27, na Universidade Potiguar, unidade da Av. Senador Salgado Filho, em Natal, e os interessados podem se inscrever no site https://forms.gle/9J6gkhe5a8SWtKkg7. A atualização já foi realizada em Mossoró, na última quarta-feira (18).

A VII Caminhada pela Vida marcará as comemorações do Dia Nacional da Doação de Órgãos, celebrado em 27 de setembro. O evento está programado para o sábado 28/09, com concentração às 7h30, saindo do IFRN da Av. Sen. Salgado Filho, com destino ao Parque das Dunas, na Av. Alexandrino de Alencar, onde haverá o encerramento com apresentações culturais, na concha acústica do Parque.

Números

O Rio Grande do Norte realiza transplantes de rins, córnea e medula óssea, sendo o de córneas o maior quantitativo, com 74 transplantes realizados entre janeiro e junho de 2019. No mesmo período foram realizados 58 transplantes de rim e 43 de medula óssea.

Atualmente, o RN ocupa o 3º lugar no Nordeste, em número de doações de órgãos com 18,4% por milhão de população (pmp), ficando atrás apenas do Ceará e Pernambuco.

No estado existem, cadastrados na lista ativa de espera, 195 pacientes aguardando transplante de córnea, 221 aguardando por um transplante renal e 75 pessoas à espera por um transplante de medula.