72% dos gastos familiares vão para alimentação, habitação e transporte

R7

Habitação responde por 30% do gasto familiares
Pixabay

Os gastos das famílias brasileiros com despesas de consumo somam, em média, R$ 4.649,03, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (4), pela POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares), divulgada, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Do total, 72% do montante é desembolsado para arcar com despesas de habitação, transporte e alimentação.

Entre os gastos de consumo dos brasileiros aparecem em menor nível as despesas com assistência à saúde (8%), educação (4,7%), vestuário (4,3%), higiene e cuidados pessoais (3,6%), recreação e cultura (2,6%), serviços pessoais (1,3%) e fumo (0,5%). Há anda 3% dos gastos destinados a despesas diversas.

Segundo o estudo, as despesas de consumo “correspondem ao mais importante componente da estrutura de despesas das famílias” e equivalem a, em média, R$ 3.764,51 ou 81% da renda mensal dos lares.

A participação dos gastos se apresenta de maneira diferente entre as famílias moradoras do campo e da cidade, com os gastos dos rurais superando os dos urbanos nos grupos de alimentação (23,8%) e transportes (20%). Por outro lado, os gatos com habitação são 6,2 pontos percentuais superiores nas cidades.

“Para as famílias residentes em situação urbana, o crescimento acompanhou o resultado encontrado para o conjunto do país”, avalia o levantamento, que aponta um crescimento “relevante” nos valores gastos com transporte em relação às pesquisas anteriores.