‘Estou num país capitalista’, diz Bolsonaro ao desembarcar na China

O Globo

Presidente chega ao Hotel St. Regis, em Pequim, na China Foto: Agência Globo / Reprodução de vídeo
Foto: Agência Globo / Reprodução de vídeo

A primeira declaração do presidente Jair Bolsonaro ao desebarcar em Pequim, capital da China , foi que estava chegado em um país “capitalista” . O slogan do presidente Xi Jinping,  espelhado em painéis comemorativos dos 70 anos da revolução comunista,  porém,  define o regime do país como um “ socialismo com características chinesas”.

—   Estou num país capitalista —   afirmou o presidente.

Bolsonaro disse que o Brasil pretendie se manter equidistante da guerra comercial entre Estados Unidos e China:

 —   Não é uma briga  nossa, queremos uma inserção sem ideologia na economia mundial para promover o desenvolvimento nacional —   disse.

O presidente foi econômico ao comentar um dos pontos mais sensíveis da guerra comercial entre americanos e chineses: a pressão dos EUA contra a expansão da tecnologia 5G , que tem na chinesa Huawei , a líder do mercado. O Brasil fará licitação para a operação do tecnologia no Brasil em 2020, mas Bolsonaro não quis adiantar informações sobre as regras do edital:

—   A Huawei está fora do radar —   disse.

Bolsonaro desembarca na China um ano depois de uma campanha eleitoral durante a qual não poupou hostilidades à China, como na visita que fez a Taiwan e na declaração de que a China “não compraria o Brasil, mas no Brasil”. Nesta quinta-feira,  o discurso mudou:

—   Não vim aqui para falar de política —   destacou

Eleições na Bolívia

O presidente comentou ainda sobre a eleição presidencial na Bolívia. Bolsonaro elogiou a posição da OEA a favor de um segundo turno:

-—   Seria uma posição equilibrada, muita gente suspeita de fraude —   disse.

Sobre a redução generalizada de tarifas para a indústria, o presidente disse que foi convencido pelo ministro Paulo Guedes no tema, mas  ponderou:

—   Como qualquer país, o Brasil também precisa proteger sua economia —   disse.

O presidente foi recebido no aeroporto pelo ministro do Comércio da China, Zhong Shan, e chegou ao Hotel St. Regis  às 13h15m (horário local). O presidente disse que pretendia ia à muralha nesta quinta-feira à tarde.

—    Se ficar no hotel vou dormir e preciso me adaptar ao fuso —   Afirmou.

À noite, Bolsonaro participa de um jantar oferecido pelo presidente da Fiesp, Paulo Skaf, no Hotel St. Regis. O encontro com o presidente Xi Jinping só acontecerá amanhã, sexta feira.