Lista das 100 mulheres mais inspiradoras do ano tem duas brasileiras e foge das celebridades…

Glamurama

Djamila Ribeiro, Tábata Amaral, Greta Thunberg, Asmaa James, Megan Rapinoe e Shelly Ann Fraser Pryce || Créditos: Reprodução / Divulgação

Saiu a lista das 100 mulheres mais inspiradoras de 2019, feita pela “BBC”, e que este ano teve como premissa a seguinte questão: “Como seria o futuro conduzido por mulheres?” Para chegar ao ranking final, foram avaliadas as experiências pessoais de cada uma dessas pessoas, o que abre caminho para as gerações futuras e que ajudam a sociedade a entender como será a vida em 2030.

Com eleitas que fogem do mundo das celebridades, o Brasil tem muito o que comemorar: Djamila Ribeiro, filósofa, e Tábata Amaral, deputada federal, estão entre as escolhidas pelo veículo.

Aos 39 anos, Djamila é a voz das mulheres negras e seus direitos, muitas vezes renegados, em nosso país, além de abordar temas como feminismo, empoderamento e racismo.

Já Tábata está com 25 anos e tem se destacada na política nacional com personalidade, ideias progressistas e história de superação na vida pessoal ao sair da periferia de São Paulo para estudar na Universidade de Harvard, uma das mais conceituadas do mundo.

Outros importantes nomes do ativismo mundial também estão nessa lista, entre elas, Greta Thunberg, a ambientalista de 16 anos que tem chamado a atenção do mundo para a destruição do planeta, Megan Rapinoe, jogadora de futebol dos Estados Unidos, que venceu a Copa do Mundo, levou o Título de Melhor Jogadora de 2019 e, ainda, tem lutado pela valorização da mulher no esporte e da causa LGBT.

 Shelly-Ann Fraser-Pryce, a corredora que venceu mais provas de 100 metros que Usain Bolt, e Asmaa James, jornalista de Serra Leoa, que luta por direitos humanos. Asmaa James é jornalista e por meio de sua emissora de rádio defende e promove plataformas independentes de mídia, criando espaços seguros para diversas vozes, posições e interesses, com o objetivo de promover uma cidadania ativa e fortalecer a governança democrática. Para conferir a lista completa, clique aqui!