LIVRO QUE REGISTRA ELEIÇÃO DE MIL MULHERES NO RN É LANÇADO NA ASSEMBLEIA

Uma pesquisa realizada pela professora Maria Bezerra, natural de Assu e coordenadora do curso de Serviço Social da UFRN, falecida no ano de 2011, se transformou no livro ‘Emancipação Política da Mulher Potiguar’, que foi lançado nesta quarta-feira (6) no Salão Nobre da Assembleia Legislativa. Todo o acervo pesquisado pela professora foi organizado pela professora Isaura Rosado, de quem Maria Bezerra era amiga e com quem trabalhou no Conselho da Mulher.

“É um inventário de todas as mulheres que foram eleitas no Rio Grande do Norte, desde a primeira mulher que foi habilitada a votar, que foi Celina Guimarães, em 1929, até o ano 2000”, explicou a Isaura Rosado, que contou com o apoio da jornalista Sheyla de Azevedo e dos “Amigos da Pinacoteca”, à frente o médico e historiador Iaperi Araújo, para tornar realidade o sonho da professora falecida. “Era uma dívida que eu tinha com ela e está paga”, disse Isaura durante a cerimônia de lançamento que contou com a presença da família da pesquisadora.

Segundo Isaura Rosado, o livro registra a eleição de mil mulheres que exerceram 1.400 mandatos de vereadora, prefeita, vice-prefeita, deputada estadual, e deputada federal.

Mil mulheres eleitas estão registradas nesse livro e essas mil mulheres tiveram 1.400 mandatos. “Ela revisita todos os movimentos da emancipação da mulher no Rio Grande do norte como o voto de Celina Guimarães, a eleição no município de Lajes, da primeira prefeita do Brasil, Alzira Soriano, a presença de Bertha Lutz no Estado, e a presença de Juvenal Lamartine na definição do voto feminino. Citadas no livro, a prefeita de Mossoró Rosalba Ciarlini (PP), as duas ex-deputadas Larissa Rosado, chefe de gabinete da Presidência da Assembleia, e Márcia Maia, atual presidente da Agência de Fomento, e a ex-vereadora de Natal, Sonaly Rosado, participaram do lançamento. O deputado Vivaldo Costa (PSD) e a diretora administrativo-financeira da Assembleia, Dulcinéa Brandão também prestigiaram o evento.