Parnamirim: UBS de Santos Reis realiza ação voltada à saúde do homem

A Unidade Básica de Saúde (UBS) de Santos Reis promoveu na manhã desta quarta-feira (20) o Dia D da Saúde do Homem. O evento contou com uma grande participação dos moradores da comunidade, que receberam diversos atendimentos, participaram de palestras, café da manhã coletivo e sorteio de brindes. 

De acordo com a diretora da UBS, Aldenísia Silva, cerca de 30 profissionais da unidade estiveram engajados na ação, na qual inclusive contou com divulgação através de carro de som e convites entregues nas residências no dia que antecedeu o evento. Com satisfação, ela falou sobre a importância do Dia D da Saúde do Homem. 

“É um momento único, porque esse tabu de que homem não se cuida está sendo quebrado aos poucos. É de suma importância que haja um diagnóstico precoce. Para isso, temos que incentivar os homens a procurarem a UBS. Aqui ele é orientado, pois com o diagnóstico precoce o câncer de próstata tem cura”, falou a diretora. 

Na ação foram executados testes glicêmicos, aferição de pressão e encaminhamento para o exame de PCA, que é o rastreamento de câncer de próstata. Os usuários também participaram de uma exposição dialogada com uma equipe formada por psicólogo, nutricionista, educador físico e assistente social. 

A enfermeira Sheila Oliveira deu dicas de prevenção à doença e de melhor qualidade de vida para os homens. “Alimentação saudável, cuidar da saúde mental e praticar atividades físicas é muito importante. A promoção e a prevenção é o melhor diagnóstico, a UBS conta com médicos, testes rápidos e vários serviços. Existem várias formas de se prevenir”, a profissional destaca. 

Um momento emocionante da ação foi o depoimento dado pelo aposentado Alfredo Selfes. Na oportunidade ele contou como superou um câncer raro, no intestino, e orientou os presentes a não deixarem a saúde em segundo plano: 

“Deixar a saúde de lado é uma realidade entre os homens. Eu só pensava em trabalho, quando por volta dos 40 anos descobri um câncer raro no intestino, em estado avançado. Recebi um prognóstico de 90 dias de vida. Passei por duas cirurgias e 14 anos depois sigo contando minha história, graças a Deus. Digo aos homens que se cuidem. Não é possível atingir seus objetivos se você não cuidar da saúde primeiramente. Através da fé, confiança no trabalho dos médicos e vontade de viver superei a doença”.