Senac forma mais de dois mil alunos em cursos gratuitos pelo PSG Empresa

Fecomércio RN

Foto: Divulgação

Cerca de 200 profissionais capacitados gratuitamente pelo Sistema Fecomércio RN, através do Senac, participaram de solenidade de formatura, na manhã desta terça-feira (19), no auditório do Hotel-Escola Senac Barreira Roxa.

Beneficiados pelo Programa Senac de Gratuidade, na modalidade PSG Empresa, iniciativa desenvolvida pelo Sistema Fecomercio RN a partir das demandas captadas juntos aos empresários potiguares, o evento reuniu alunos oriundos de Natal, Macaíba e São Gonçalo do Amarante. Eles foram capacitados com cursos de Auxiliar de Cozinha; Camareira em Meios de Hospedagem; Cuidador de Idoso; Operador de Telemarketing; Técnicas para Cozinheiro; Recepcionista em Meios de Hospedagem e Vendedor.

O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Paulo Emídio, prestigiou a cerimônia e enfatizou sobre os resultados que a parceria trouxe para o município. “Temos a preocupação de estar sempre investindo na qualificação profissional. Somente esse ano, através de parcerias com o Senac e outras instituições foram mais de mil jovens que passaram por capacitações, em parcerias que colaboram para o desenvolvimento do nosso município”, disse o prefeito.

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, destacou a contribuição que o Programa tem oferecido ao mercado, atendendo demandas da classe empresarial.

“O PSG Empresa é mais um formato que encontramos de alinhar as expectativas das empresas e a otimização do potencial dos profissionais que capacitamos ou qualificamos. Desta forma nós amplificamos o já reconhecido nível de excelência do Senac como formador de mão de obra e damos uma contribuição efetiva para o mercado. Até dezembro, estamos capacitando quase 2.100 profissionais em 14 municípios potiguares. Trata-se de um programa de grande abrangência e eficácia”

As atividades do PSG Empresa iniciaram no mês de agosto. Ao todo, serão cerca de 80 turmas até o mês de dezembro, entregando ao mercado profissionais capacitados distribuídos em 15 cursos diferentes.

Concluinte do curso de Vendedor, o aluno do município de São Gonçalo do Amarante, Eris Landson, falou sobre a experiência adquirida ao longo da capacitação. Mal terminou o curso, ele foi contratado por uma empresa do ramo do comércio varejista e está atuando como Jovem Aprendiz.

“Esses cursos nos preparam não apenas para o mercado profissional, mas também para a vida como um todo, pois aprendemos não somente técnicas, mas também sobre comunicação, relações pessoais, comportamentos. Foi um grande benefício que tivemos em poder viver essa experiência. Estou muito grato”, disse.

Programa Senac de Gratuidade

Lançado em 2009, o Programa Senac de Gratuidade (PSG) tem como proposta investir cerca de 70% dos recursos de sua receita compulsória (contribuição que recebe das empresas para sua manutenção) para promover a inclusão social através da oferta de vagas gratuitas para a população de baixa renda.

Para atender as demandas da classe empresarial do RN, o programa ganhou o formato PSG Empresa, beneficiando os municípios de Assú, Caicó, Currais Novos, Macaíba, Mossoró, Natal, Nova Cruz, Parnamirim, Santa Cruz, São Miguel do Gostoso, São Gonçalo do Amarante, São Paulo do Potengi, Serra de São Bento e Tibau do Sul.