Beleza e emoção marcam abertura do Espetáculo de fim de ano da Funpac

Emocionante! Assim pôde ser definida a abertura do espetáculo de fim de ano da Fundação Parnamirim de Cultura (FUNPAC). Com o tema “Manoel de Barros: O Alquimista da Palavra”, que homenageia o poeta das coisas insignificantes. A magia e as belezas da natureza invadiram o palco do Cine Teatro na noite desta sexta-feira (13). 

Antes mesmo das cortinas se abrirem um clima diferente já tomava conta do Cine Teatro. O público chegou cedo e proporcionou a sensação de casa cheia, e de uma boa expectativa sobre o que estava por vir. A aluna Letícia Miranda, de 17 anos, contou que participa do Núcleo de Dança da Funpac há 10 anos. Ansiosa, ela expressou seu sentimento antes de subir ao palco. 

“Por mais que a gente tenha uma certa experiência, sempre bate a ansiedade antes do palco. Mas a confiança é maior, pois o resultado do espetáculo é a soma de todos os meses que a gente vem trabalhando nas aulas e ensaios. É muito bom participar deste evento.  É um turbilhão de sentimentos positivos e tudo conspira para que a gente vá bem na apresentação”. 

Um lindo cenário criado com a ajuda dos pais dos alunos, trouxe a floresta para dentro do palco, com direito a fonte jorrando água sem parar no local. Com o homenageado do espetáculo conhecido como o poeta da natureza, toda a temática visava a preservação e respeito ao meio ambiente. 

Inclusive, todo o cenário foi feito com material reutilizável. Garrafas PET, pneus, papelão, madeira de demolição, saco de cimento e outros materiais foram recolhidos das ruas de Parnamirim. A ação evitou que o lixo ficasse pelas ruas e causasse entupimento de canais de esgoto, como também, gerou conscientização e educação para alunos e pais na ação. 

Mas não foi só o cenário que levou a plateia a se sentir no Pantanal. Espírito da floresta, águas, curumins, araras azuis, tuiuiú, Lírios, joaninhas, índios e sucuris, foram interpretados pelos alunos da Funpac e mexeram com a imaginação do público. Apresentações musicais com atores representando Tetê Espíndola, Ney Matogrosso e Perla, também fizeram parte da mágica noite. 

Ao todo, 252 integrantes participaram do Espetáculo. Entre eles estava Yasmin Nicole, de 16 anos. Emocionada de ver a filha participar do Espetáculo pela primeira vez, Taciana Maia, mãe da Yasmim, com lágrimas nos olhos falou o que achou do evento:   

“Foi uma sensação única. A emoção transbordou do início ao fim. É muito lindo ver o sorriso nos rostos de todas essas crianças. Isso só nos enche de felicidade e alegria. Sem palavras para descrever toda essa emoção. Ver que tudo isso foi feito para elas, e para nós, é emocionante. Estão todos de parabéns”, disse Taciana, que confirmou a presença nos outros dias do evento. 

O espetáculo conta com diversos estilos de dança, apresentações musicais e teatrais. A programação se repete neste sábado (14), às 19h, em sessão exclusiva para os familiares dos artistas da Funpac. No domingo (15) serão realizadas duas sessões, às 16h e 19h, com ingressos antecipados ao preço único de R$ 10 reais e R$ 20 para a compra no dia das apresentações, ambos na bilheteria do Cine Teatro. 

Haroldo Gomes, Presidente da Funpac comentou sobre o espetáculo e deixou o convite para a população prestigiar o evento. “O Espetáculo está grandioso! Das coreografias ao figurino e tem um cenário belíssimo. É um show que a cidade merece. Agradeço ao apoio do prefeito Rosano Taveira e parabenizo o trabalho dos alunos e profissionais da Fundação. Apesar da capacidade de lotação do teatro não poder receber toda a cidade, convidamos todos que puderem prestigiar nosso evento. 

Texto: Ricardo Oliveira