Cortejo Natalino volta às ruas do Centro Histórico nesta segunda

Pastoril, boi de reis, lapinha, congos, capoeira e outras manifestações culturais voltam nesta segunda-feira (23/12) ao Centro Histórico de Natal, para o segundo dia do Cortejo Natalino, um projeto pioneiro da Prefeitura, dentro do Natal em Natal 2019. A exemplo desse domingo (22/12), a concentração será no Palácio dos Esportes, a partir de 16h30. Em seguida, ganha a avenida Deodoro, depois segue pela rua João Pessoa até a Princesa Isabel, onde ocorre a dispersão. O cortejo abriga mais de 200 componentes.


No trajeto, o natalense e o turista apreciarão o elenco do espetáculo ‘’Um Presente de Natal’’, com adereços e figurinos alusivos ao período natalino, que incluem bandeiras, um carro de Papai Noel, trem da alegria e um carro presépio customizado, trazendo a manjedoura, além de José, Maria e os Reis Magos. A trilha será uma edição de músicas natalinas do repertório do Presente de Natal (autoria de Danilo Guanais) e composições do acervo do secretário de Cultura de Natal e presidente da Fundação Cultural Capitania das Artes, Dácio Galvão.

Em cada parada, haverá uma evolução de anjos anunciando a passagem da Estrela Guia, o nascimento do Menino Jesus e a chegada dos Reis Magos. Celebrado com figuras e elementos da cultura popular, o cortejo tem também a participação de bandas e fanfarras. Na parada da Catedral Metropolitana e entrada do Túnel de luz da rua João Pessoa, ocorre uma revoada de bolas brancas simbolizando a paz e celebrando o aniversário dos 420 anos da cidade do Natal.

Participam do cortejo, o Pastoril de Idosos do Bom Pastor, Boi de Reis do Bom Pastor, Capoeira de Felipe Camarão, Boi de Reis Mestre Manoel Marinheiro, Congos de Calçola (Ponta Negra), Lapinha (Ponta Negra), Grupo Araruna (Rocas) Pastoril de Cabeceiras (Tibau do Sul), Cia. do Circo Ladrões do Sorriso, Cia All Hanna Dança do Ventre, Associação Capoeira Nossa Terra, Grupo Oribá, Boi de Reis Dona Cecília, Boi de Reis de Zé Barra e Mestre Bobó.

De acordo com o secretário de Cultura de Natal, Dácio Galvão, o cortejo é uma parceria Secult/Funcarte com produtores da cidade e grupos folclóricos que acreditaram na inovação e, consequentemente, na revitalização do Centro Histórico. “Pela boa acolhida do público, a tendência é que o Cortejo seja integrado ao calendário do Natal em Natal nas próximas edições”, comentou Dácio Galvão.