Licitação de material gráfico por aplicativo recebe propostas até 6 de dezembro

Termina no dia 6 de dezembro o prazo para empresas gráficas participarem da primeira licitação realizada por aplicativo de celular pelo Governo do Rio Grande do Norte, para o fornecimento de material de expediente e divulgação do Projeto Integrado de Desenvolvimento Sustentável do RN – o Governo Cidadão. A licitação pioneira será realizada através do aplicativo SOL (Sistema Online de Licitação), desenvolvido conjuntamente pelos estados do Rio Grande do Norte e da Bahia no âmbito do acordo de empréstimo com o Banco Mundial.

As empresas gráficas cadastradas no SOL do RN já podem encaminhar as propostas através do aplicativo. As que ainda não se cadastraram, devem baixar o aplicativo disponível na loja virtual Google Play Store, fazer o cadastro e, depois, apresentar propostas . O Governo Cidadão desenvolveu um tutorial com o passo a passo do cadastramento. O vídeo está disponível no Youtube e pode ser acessado através do link: www.youtube.com/watch?v=m6px1TMRxLw

“O SOL É uma ferramenta ágil, moderna e segura, que facilita a vida das empresas e o trabalho dos órgãos de fiscalização, assegurando a transparência e o controle social sobre os rumos do Projeto, como determina a governadora Fátima Bezerra”, afirmou o secretário de Gestão de Projetos e Metas, Fernando Mineiro, coordenador do Governo Cidadão.

Para que a licitação tenha a maior transparência possível, o secretário encaminhou ofício a todas as gráficas cadastradas no sistema do Governo e ao Sindicato das Indústrias Gráficas do RN (Singraf) divulgando o pregão e solicitando que as empresas se inscrevam no sistema para participar. “É a primeira licitação que faremos, um shopping, em modo piloto. A ideia é que todas as associações beneficiárias do Governo Cidadão possam licitar seus equipamentos por meio do Sol e, no futuro próximo, os demais órgãos do Governo também usem a ferramenta. É mais segurança, agilidade e transparência nas nossas aquisições”, destaca Mineiro.

O APLICATIVO SOL

O Sol foi desenvolvido pela empresa Caiena, contratada por meio de uma parceria entre os governos do Rio Grande do Norte e Bahia, e financiado com recursos do Banco Mundial. A equipe do projeto Governo Cidadão formada por Carlos Nascimento, Daniella Cavalcanti, Pedro Ivo, Alisson Abrante, Thyago Henrique e Hércules Aquino fez adaptações na ferramenta para que licitações na modalidade shopping também possam ser realizadas pelas associações.

As organizações poderão abrir os processos a partir do preenchimento dos dados e o aplicativo vai permitir o acompanhamento gerencial de todas as etapas, garantindo o melhor preço para a aquisição, priorizando a aplicação dos recursos na economia local e o cumprimento de todos os requisitos legais de forma automatizada e transparente.