Presidente do FNDE é exonerado após menos de seis meses no cargo

G1

O governo federal exonerou, nesta segunda-feira (23), o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Rodrigo Sergio Dias havia sido nomeado para o cargo em 8 de agosto, e ficou menos de seis meses à frente do fundo, que é vinculado ao Ministério da Educação e tem como função executar os principais programas de financiamento da educação básica, como os programas de merenda escolar, transporte escolar e o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).

Em 2019, o orçamento previsto do fundo foi de cerca de R$ 55 bilhões.

A exoneração foi publicada na tarde desta segunda, em edição extra do “Diário Oficial da União”. Para a presidência do FNDE foi nomeada Karine Silva dos Santos, que já atuava no órgão.

Em nota, o MEC não informou o motivo da exoneração, mas afirmou que “a escolha do nome [de Karine] se deu pelo perfil técnico”.

Ainda segundo o MEC, “a servidora pública concursada do próprio FNDE já atuou em diversos cargos de chefia importantes no órgão, desde 2009, como, por exemplo, na coordenação do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Nos últimos seis meses, estava à frente da Diretoria de Ações Educacionais (Dirae)”.

A pasta informou ainda que o chefe de gabinete e o diretor financeiro do FNDE “também deixam os cargos”.