Projeto Agente Mirim Ambiental de Natal encerra 2019

Divulgação

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) encerrou as atividades de 2019 do projeto Agente Mirim Ambiental de Natal (Amana) com uma solenidade de formação de novos agentes mirins e uma confraternização unindo guardas municipais, instrutores do projeto, apoiadores, famílias e crianças beneficiadas com a ação de segurança preventiva promovida pela Prefeitura de Natal.


A solenidade aconteceu na Escola Municipal Professora Emília Ramos, no bairro de Cidade Nova, e contou com a participação da chefe de Gabinete da Semdes, Luciana Lima, que na ocasião representou a secretária da Semdes, Sheila Freitas. “Esse projeto nasceu da iniciativa de guardas municipais, que estudavam dentro do Parque da Cidade os crimes ambientais que ocorriam na época e, junto com as escolas municipais, construíram esse importante projeto de prevenção e cidadania”, comentou Luciana.


Na oportunidade, novos agentes mirins ambientais foram diplomados e receberam os certificados atestando o empenho e a conquista das crianças, que durante todo o ano acompanharam as instruções do núcleo de guardas municipais do Amana, responsável pela formação dos novos agentes.


Certificados de agradecimento também foram entregues aos Amigos do Amana, que são pessoas que de alguma forma contribuíram em 2019 com o projeto de valorização da cidadania operado pela Guarda Municipal. A solenidade contou com a entrega de presentes para as 60 crianças atendidas regularmente pelo Amana e foram distribuídas cestas alimentares para as famílias dos alunos . O evento foi animado com a apresentação da Orquestra de Flautas do Amana.


Outro ponto importante foi a presença dos representantes do Lions Clube Natal Norte, por meio da presidente da entidade, Maria Luzinete Viegas, que vem apoiando o Amana, além da senhora Sayonara Albuquerque, que representou as famílias das crianças atendidas pela ação de prevenção.


Amana

O Amana é um projeto de segurança preventiva criado pela Prefeitura do Natal por meio da Semdes em novembro de 2013 e atende 60 crianças na faixa etária de 07 a 12 ano, do bairro de Cidade Nova. Esses alunos recebem semanalmente instruções de cidadania, meio ambiente, música, esporte e lazer. O objetivo do projeto é disseminar uma consciência cidadã de respeito, ética e convivência social sadia.