SMS oferece serviços de prevenção contra HIV/AIDS no Carnatal

Durante todo o ano, a rede municipal de saúde promove serviços contra o HIV/AIDS e Sífilis. Porém, é no mês de Dezembro que as atividades de conscientização e prevenção são intensificadas nas unidades de saúde. No último mês do ano, ainda ocorre um dos principais carnavais fora de época do Brasil em Natal: o Carnatal. Diante disso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Programa Municipal IST/HIV/Aids e Hepatites Virais, faz ações educativas de prevenção antes e durante a micareta. 

“O Carnatal é uma festa de grande dimensão, com um enorme quantitativo de público, o evento se torna muito propício para ações educativas de HIV/Aids e IST’S (Infecções Sexualmente Transmissíveis). Então, o ideal é que os foliões fiquem seguros com meios de prevenção a doenças como Aids ou Sífilis. Para isso, devemos intensificar a distribuição do preservativo”, afirma a técnica responsável do Programa Municipal IST/HIV/Aids e Hepatites Virais da SMS, Emily Miranda. 

Nesta quinta-feira (12) e sexta-feira (13), durante a entrega dos abadás, no Natal Shopping, de 13h às 17h, a SMS distribuirá preservativos e outros insumos de prevenção. O Carnatal será realizado na Arena das Dunas, de 12 a 15 de dezembro. Em alusão ao Dezembro Vermelho, mês de combate ao HIV/Aids, a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ainda está ofertando ações para o público. São testes rápidos, palestras, capacitações e atividades de promoção à saúde em diversas unidades.