Cuidado com saúde mental é foco do Janeiro Branco em Natal

As questões relacionadas à saúde mental estão cada vez mais presentes na vida dos brasileiros. Para se ter uma ideia, cerca de 12 milhões de pessoas convivem com a depressão atualmente no Brasil. O país também é o recordista mundial de população com casos de transtornos relacionados à ansiedade, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Por isso, no primeiro mês do ano, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) coloca em destaque a campanha Janeiro Branco, que levanta a discussão sobre os temas relacionados aos cuidados com a saúde mental da população.


Iniciada em 2014, a campanha foi criada pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão e teve sua primeira edição na cidade de Uberlândia, levando psicólogos a convidarem as pessoas a refletirem sobre questões relacionadas às suas condições sociais, psicológicas e emocionais.

Janeiro foi escolhido por se tratar do começo de um novo ano, no qual muitas pessoas depositam diversas expectativas e objetivos sobre o período que se inicia, refletindo assim sobre a vida e suas questões individuais, como explica Nietsnie Duarte, coordenadora municipal de Saúde Mental, “É uma campanha cujo mote é chamar a atenção para a necessidade do cuidado em saúde mental dos indivíduos, das instituições, dos representantes do governo, das políticas públicas, com o objetivo de voltar a atentar para a necessidade de atuarmos preventivamente na saúde mental.”

As ações programadas têm a intenção de mostrar para a população que as questões relacionadas à saúde da mente devem ser discutidas e que vão muito além de procurar ajuda especializada, como psicólogos ou psiquiatras. Vai do cuidado diário e da prevenção, como dedicar tempo para realizar atividades físicas ou para o lazer.

Pensando nisso, a rede de atenção básica e os serviços de atenção especializada desenvolvem ações com a intenção de sensibilizar a população sobre o tema, realizando ações que atendam o público mais amplo, como rodas de conversa em praças dos bairros e atividades que envolvam toda a comunidade. “As pessoas que já vão às unidades são pessoas que já estão buscando algum cuidado de saúde. São pessoas que geralmente já estão sensibilizadas para o tema. E o que a gente deseja é sensibilizar a população em geral, aquela que não consegue ver isso”, comenta Nietsnie.

A intenção é que a discussão seja retomada agora, mas que seja implantada nas demais campanhas que tratam de saúde durante todo o ano. “Outro direcionamento é que a partir dessa articulação seja planejado ao longo do ano o Janeiro Branco perpassando os outros meses, transversalmente nas agendas da atenção básica”, explica a coordenadora municipal de Saúde Mental.

“É importante falar para prevenir, para diminuir as resistências que existem sobre o tema, uma vez que há dificuldades em relação ao cuidado de saúde mental”, reforça Nietsnie, sobre a importância de se discutir a temática com a população em geral, conscientizando assim sobre a imperatividade de parar e refletir sobre o cuidado da mente, não só com os do corpo. “É um tema transversal a tudo, não tem como a gente falar de nada sem uma implicação na sua saúde mental, os próprios adoecimentos têm componentes emocionais para o seu desenvolvimento e agravamento. Então, a saúde mental está em tudo”, finaliza.