Parnamirim: Iniciada a seletiva de bailarinos para curso de dança nos Estados Unidos

Começou nesta segunda-feira (6), na Fundação Parnamirim de Cultura (Funpac), a seletiva para bailarinos que buscam uma oportunidade no curso da New Jersey (Ballet Forte, Wings Conservatory, All American Talent), da 7Warriors art produtora. As audições seguem até a próxima quarta-feira (8).

De acordo com a organização do evento, as audições visam selecionar jovens aptos a participarem do curso de ballet, em New Jersey/USA, com bolsas de desconto. Nos Estados Unidos os selecionados terão aulas e serão vistos por grandes profissionais e instituições. Serão ofertadas 2 Bolsas de 100%, 2 bolsas de 50%, 4 bolsas de 25%, 2 bolsas de $250, e 4 de $150.

Com aulas de balé clássico nesta segunda-feira (6), e contemporâneo no dia seguinte (7), a seletiva será ministrada pelo renomado professor Gilbert D’ Assis. Na quarta-feira, os bailarinos finalizam a seletiva com um solo ou variação, que será filmado para ser enviado para os Estados Unidos junto ao relatório do professor.

Gilbert D’ Assis explicou que o objetivo da seletiva é passar aos jovens bailarinos o que ele não recebeu na adolescência. O professor comentou que, caso o participante seja aprovado, obterá uma exposição muito importante para os que almejam seguir uma carreira profissional na dança:

“Propomos levar os alunos para que eles estejam em uma vitrine e sejam vistos por diretores de uma grande instituição americana, com bolsa de até 100%. Não queremos que o aluno vá apenas ganhar um certificado nos Estados Unidos. Vamos dar continuidade, ficar de olho na projeção artística do indivíduo, e manter contato com os pais”.

O professor também fez questão de lembrar o motivo da escolha de Parnamirim. Entusiasmado, Gilbert falou sobre a estrutura da Funpac. “Conheci as dependências, salas e o teatro e fiquei encantado. Aqui tem estrutura para se ter uma companhia profissional de alto gabarito. O trabalho de base que os professores realizam é muito bom e isso pode ser comprovado na desenvoltura dos alunos”.

Para a seletiva, a Fundação Parnamirim de Cultura está cedendo as instalações do Núcleo de Dança afim de receber os participantes da seletiva, como também os equipamentos de som e estrutura para um melhor conforto e realização do evento.

Na aula inicial, Gilbert D’ Assis realizou um momento de apresentação com os participantes, deu uma palavra motivacional e metodológica sobre a dança. O trio formado por Quemilly Santana, de 12 anos, Helô Sales, de 11 e Sophia Farias, 10, demonstrou bastante ansiedade para a seletiva.

Há aproximadamente dois anos fazendo aulas de balé clássico e contemporâneo na Funpac, Quemilly disse ter recebido muitos benefícios na instituição. A garota elogiou os professores da Fundação, que além de ensinar bem, inspiram os alunos através dos exercícios a gostarem cada vez mais da dança. Com uma boa expectativa ela falou sobre a oportunidade da seletiva:

“Minha expectativa na seleção é de ser aprovada e que eu cresça bastante no meu currículo artístico, para futuramente, quem sabe, ser uma bailarina profissional. É o que eu quero muito. Gosto muito de dançar balé clássico e dança contemporânea. Dançar me traz felicidade”.