Prefeito de Parnamirim Rosano Taveira faz balanço da administração e anuncia obras para 2020

Um ritmo mais acelerado na gestão deverá ser implementado neste ano em Parnamirim. A informação foi repassada pelo prefeito Rosano Taveira na manhã de hoje, 3, no Cine Teatro Municipal, durante a 4ª Sessão Legislativa, ocasião, que falou sobre os desafios enfrentados desde que assumiu a Prefeitura e os projetos que pretende colocar em andamento, no município que cresce 2,2% ao ano, conforme estatística do IBGE.

Taveira deixou claro que durante toda a sua gestão, as palavras que pautaram sua administração foram transformação e reconstrução.  “Ao assumir a prefeitura encontrei dívidas que superavam a marca de R$ 100 milhões. Controlamos os gastos, cortamos despesas e reequilibramos as contas, o que nos permitiu investir”, disse o gestor.

Os resultados superaram as expectativas. Nos últimos três anos, o investimento com recursos próprios aumentou de 2,15% da receita, para 12,87%. Na educação, a Prefeitura atendeu mais de 5 mil alunos na educação infantil, 9.500 no ensino fundamental de anos iniciais, 7.900 foram atendidos no ensino fundamental dos anos finais e mais de 1.400 cidadão contemplados com o Ensino de Jovens e Adultos (EJA).

O prefeito anunciou que para o ano de 2020 pretende ampliar o número de escolas com educação integral e criar o Núcleo de Alfabetização e Letramento. Também anunciou que os núcleos de educação infantil ganharão jogos e brinquedos, além de playgrounds. “Devemos analisar neste ano cerca de mil processos de progressão, para darmos continuidade à política de valorização do professor”, justificou o gestor, acrescentando que pretende ainda reconstruir a Escola Limírio Cardoso.

Na área da saúde, o prefeito Rosano Taveira, falou sobre sua meta em ampliar o Hospital Maternidade Divino Amor de 68 para 93 leitos, com a conclusão da reforma e ampliação. Serão 9 novos leitos na UTI neonatal e 10 na unidade de Cuidados Mãe Canguru. A rede de urgência e emergência deverá ser reestruturada com a requalificação da UPA, inclusive mudando seu porte. E, a unidade Márcio Marinho será transformado um hospital de pequeno porte, com leitos de retaguarda para a UPA. Até o final deste mês, a Prefeitura também estará entregando o Centro Especializado de Reabilitação para visão, audição e física.

No segmento da Cultura, o gestor pretende ampliar o carnaval, confirmou a criação da Orquestra Jazz Sinfônica de Parnamirim, com a participação de 50 músicos, priorizando os residentes na cidade. Para comemorar o aniversário do município, autorizou a produção de um grande musical, projeto que será lançado no final deste ano.

Em termos de obras, Taveira garantiu que as pavimentações asfálticas e calçamento continuarão em ritmo acelerado, com urbanizações das praias de Cotovelo e Pirangi. O mesmo se aplica às obras do saneamento. Já foram mais de 300 quilômetros de redes coletoras instaladas, alcançando a marca de 3 mil ruas saneadas e contabilizando 16 bairros. No total foram aplicados até o momento R$ 40 milhões. “Uma obra que, certamente, marca um novo momento em nossa cidade”, disse o prefeito.

A Segurança sempre foi uma das prioridades da administração Taveira. E para este ano, o prefeito pretende adquirir mais equipamentos como motocicletas e viaturas para segurança eletrônica. Na atenção trabalho educativa, garantiu a aquisição de minicidade educativa de trânsito e ampliação do monitoramento eletrônico. “Faremos novas convocações do concurso da guarda municipal. E continuaremos com a substituição das lâmpadas tradicionais por lâmpadas de led.”, disse. 

Na Assistência Social, a Prefeitura irá implantar a coordenadoria da Mulher e aumentar o número de crianças atendidas pelo programa Criança Feliz. Meta é chegar a quase mil. Outro foco é implantar o Programa de Integridade da Administração Municipal, o prêmio de Boas Práticas de Controle e projeto de Educação para Controle.

O prefeito também fez questão de lembrar sobre o Centro Cultural Trampolim da Vitória que além de ser um marco, permitiu o resgate da história de Parnamirim. A média de visitantes ao dia gira em torno de 600 pessoas. O chefe do Executivo também falou sobre as ações do Esporte, Limpeza Pública e sobre projetos como Baile de Debutantes e Projeto Selva, desenvolvidos com a participação da primeira dama, Alda Leda Taveira.