Governo suspende aulas no RN durante 15 dias

A partir desta quarta-feira (18) estão suspensas as aulas em todo o Sistema Estadual de Educação (que abrange, tanto a rede estadual, municipal quanto a iniciativa privada) no Rio Grande do Norte, por um período de 15 dias. A decisão foi tomada após a governadora Fátima Bezerra se reunir com o Comitê de Emergências em Saúde Pública e a Secretaria de Estado da Educação e outras representações de ensino.

“Essa decisão foi tomada em consonância com o Comitê montado para enfrentamento do novo Coronavírus, juntamente com a Secretaria Estadual de  Educação, com o Conselho Estadual de Educação, a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Sindicato das Escolas Privadas, com todo o senso de responsabilidade que temos de ter nesse momento”, justificou a governadora, acrescentando que o Governo está trabalhando e tomando medidas de prevenção e combate desse vírus que afeta hoje todo o mundo, em defesa da vida, dos estudantes e de todo o povo do Rio Grande do Norte.

O Sistema Estadual de Educação soma quase 1 milhão de alunos – sendo 220 mil da rede estadual, 600 mil da municipal e 170 mil da privada, o que corresponde a cerca de 1/3 da população do RN.

No decorrer dessa semana, a Sesap e a Secretaria de Educação vão, juntas, promover um período de formação, planejamento e preparação dos estudantes e suas famílias para esse período de suspensão. Após esses 15 dias serão feitas avaliações periódicas para saber se o prazo será estendido ou não.

Até o presente momento só há um único caso de infecção pelo novo Coronavírus diagnosticado no Rio Grande do Norte. É um caso importado, em que a pessoa já se encontra curada. Não há casos com transmissão comunitária, ou seja, quando não se sabe a origem da infecção do paciente.

Reunião com Poderes e Municípios

Na tarde desta segunda-feira (16), a governadora se reuniu com os representantes dos poderes, órgãos públicos federais, estaduais e municipais, associações de prefeituras e outras entidades para alinhar ações de combate ao vírus. Estiveram presentes os chefes dos municípios mais populosos do estado, como o prefeito de Natal, Álvaro Dias, e a prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini, além dos dirigentes dos poderes e da Femurn.

Durante o encontro, foi decidida, ainda, a criação de um comitê, sob a coordenação da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), para debater as medidas necessárias no enfrentamento ao vírus e a criação de uma campanha massiva de comunicação para atingir todo o estado.