Governo federal anuncia programa para retomada econômica

R7

Ministro Braga Netto, da Casa Civil

Um plano estratégico de retomada do crescimento econômico, chamado Pró-Brasil, foi anunciado pelo ministro-chefe da Casa Civil, Walter Braga Netto em entrevista coletiva concedida nesta quarta-feira (22). A previsão do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, que também participou da entrevista, é que, apenas neste setor, o programa gere mais de 1 milhão de empregos.

O programa, criado para responder ao impacto da pandemia do novo coronavírus, é dividido em dois pilares: Ordem, focado em medidas estruturantes, e Progresso, voltado para investimentos em obras públicas e parcerias com o setor privado.

O plano será estruturado ao longo dos meses de maio e junho. A primeira reunião interministerial sobre o tema está marcada para esta sexta-feira (24). O detalhamento das ações está previsto para o período entre agosto e setembro e a implantação em larga escala a partir de outubro deste ano. 

O ministro Gomes de Freitas afirmou que a vertente Pró-Brasil Progresso do plano deve prever R$ 250 bilhões em concessões para o setor privado. Além disso, R$ 30 bilhões devem ser destinados para obras públicas.

De acordo com o ministro, o programa “vai ser feito com muita responsabilidade, dentro da linha de controle de gastos, da linha de solvência, que tem marcado a gestão”.