Prefeitura de Parnamirim capacita profissionais para atuar no Hospital de Campanha

A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria de Saúde (SESAD), iniciou nesta terça-feira (28) no Centro Especializado em Reabilitação (CER), o treinamento de 15 profissionais que estão sendo capacitados para atender pacientes infectados pelo Coronavírus. Previsto para inaugurar em maio, a estrutura poderá comportar até 62 pessoas e está sendo preparada para casos específicos de COVID-19.

De acordo com a bióloga Silvana Silva da Costa, responsável pela administração do CER, que foi designado como Hospital de Campanha durante a pandemia, tão importante quanto as medidas de prevenção, bem como o isolamento social, uso de máscara e limpeza das mãos, a capacitação profissional é fundamental para minimizar e combater a disseminação do vírus no ambiente hospitalar.

A bióloga informou que o treinamento seguirá em algumas etapas e assim cumprirá a orientação da Organização Mundial de saúde (OMG) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), no que diz respeito ao distanciamento e aglomeração de pessoas nesse período, ainda que em um ambiente amplo e ventilado, como é o caso do CER.

O grupo de hoje é formado por fisioterapeutas, atendentes para a recepção e auxiliares de serviços gerais. Neste primeiro momento, os profissionais terão aulas de atendimento ao público, higienização, controle e fluxo de entrada e saída de pessoas e resíduos e uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) chamado de paramentação e desparamentação, que consiste na colocação e retirada dos mesmos.

Segundo Silvana, essa nova realidade requer um treinamento específico. “Tudo é novo, mas temos um norte. Queremos oferecer para a população profissionais capacitados e aptos a lidar com essa crise. Desde a recepção, até à fase da consulta e internação”.

Ainda de acordo com a administradora, todo o treinamento será balizado pelo manual do Ministério da Saúde do dia 31 de março. O material traz uma geral desde o histórico inicial e gerenciamento. “Encontramos profissionais dispostos a trabalhar, ainda que preocupados. Oferecer capacitação, é oferecer segurança para que eles venham realizar seus trabalhos de maneira consciente, correta e eficaz. Cuidando do próximo e de si mesmo”. Silvana ainda afirmou que, quanto mais orientados, menos chances de contaminação e mais controle na condução dos pacientes, por isso a necessidade de todos estarem bem treinados.

A diretora geral do CER, Danielly Miranda, informou que grande parte desse pessoal já estava lotado na unidade. Danielly salientou a importância do curso e afirmou que quanto mais for ofertado ao grupo, maior benefício para a população.

O Hospital de Campanha contará com uma equipe composta por 8 médicos, 2 infectologistas, 2 plantonistas e 2 enfermeiros por turno. A equipe também contará com 10 técnicos de enfermagem e 2 fisioterapeutas, além dos funcionários responsáveis pelo atendimento, limpeza e serviços gerais. No local também será ofertado um suporte psicológico.