RN aparece em quinto lugar em transparência sobre a Covid-19

A Open Knowledge Brasil (OKBR) criou o Índice de Transparência da Covid-19 para fazer o acompanhamento da pandemia em todo o mundo, inclusive no Brasil. O objetivo é o de avaliar a qualidade dos dados e informações relativas à doença que têm sido publicadas pela União e pelos estados em seus portais oficiais. Dois levantamentos já foram realizados: um no dia 9 e o último nesta quinta-feira (16). Nos dois levantamentos o Rio Grande do Norte ficou em 5º lugar no Brasil em termos de transparência na divulgação de dados sobre a Covid-19, ficando na frente de São Paulo, um dos estados em que a situação é muito crítica, pontuando 67 pontos, de um total de 100. 

“Para superarmos este momento tão desafiador para gestores públicos e população, acreditamos que nenhuma ferramenta é mais poderosa que a colaboração, e a informação é parte fundamental desse processo”, diz a Open Knowledge Brasil. 

A Open Knowledge Brasil mostra que, nos últimos dias, 15 estados e o governo federal passaram a publicar mais dados; apesar do incremento, 78% ainda não publicam informações suficientes para monitorar a Covid-19. 

Observa ainda a Open Knowledge Brasil que o número de entes com nível considerado “Alto” ou “Bom” dobrou: passou de três para sete estados e o Rio Grande do Norte se inclui neste grupo, e o principal fator foi que o estado passou a disponibilizar microdados e base de dados em formato aberto. 

Link para consulta: https://xn--transparnciacovid19-2zb.ok.org.br/