“Terças Clássicas Ao Vivo” homenageia maestro Duda nesta terça (28)

O projeto “Movimento Sinfônico – Terças Clássicas Ao Vivo” com o maestro da Orquestra Sinfônica do RN, Linus Lerner,  realiza nesta terça (28) a partir das 20h, uma live sobre vida e obra do maestro Duda, através das páginas oficiais da Orquestra, Facebook e YouTube. A OSRN é mantida pelo Governo do Estado, através da Fundação José Augusto (FJA).

Participações 

A live inclui entrevista com o homenageado, participação de músicos da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte OSRN, como Gilberto Cabral (trombonista), Flávio Davino (trombonista), Philipp Paiva (violista), Vinícius Gomes (baixista) e Eneias Albuquerque (clarinete). Duda interpretará  algumas peças da sua trajetória.

O maestro e professor da Universidade Federal do Ceará, Leandro Serafim, e o trompetista e professor da EMUFRN, Flávio Gabriel participam do papo conduzido por Linus sobre a importância da obra do maestro na música brasileira. E o público é convidado a interagir por meio de perguntas e comentários.

As obras comentadas serão a “Suite Monette”e a “Suite Nordestina”. Também será exibido um vídeo da OSRN interpretando a Suite Nordestina, gravado no Teatro Alberto Maranhão com a Cia de Dança do Teatro Alberto Maranhão (CDTAM), com participação da diretora da companhia Wanie Rose durante a live.

Maestro Duda

O ritmo frenético do frevo – com seu figurino colorido e as pequenas sombrinhas saltitantes no ar, erguidas pelos movimentos acrobáticos dos dançarinos, embalados pelos instrumentos de sopro, aos quais predominam para dar as notas o trombone, trompete, saxofone e a tuba, tornando quase impossível ficar parado ao ouvir os primeiros acordes. Um amante do frevo, do maracatu e da cultura popular, o homenageado da noite, regente, compositor, arranjador e instrumentista, José Ursicino da Silva, mais conhecido como Maestro Duda, é referência no cenário cultural da música brasileira. Desde 2010, consideradoPatrimônio Vivo do Estado de Pernambuco. Natural de Goiana, Zona da Mata Norte de Pernambuco, aos oito anos começou a estudar música e aos dez já era integrante da Banda Saboeira, escrevendo logo depois seu primeiro frevo “Furacão”.

Tocou Oboé na Orquestra Sinfônica do Recife e formou várias bandas de frevo, além de compor choros e sambas gravados por Jamelão, músicas para Quinteto de Sopros e Quinteto de Metais. Para o teatro, musicou peças dirigidas por Graça Melo, Lúcio Mauro e Wilson Valença. Também foi chefe do Departamento de Música da TV Jornal Comércio e trabalhou na TV Bandeirantes, em São Paulo. 

Ao voltar para Recife, em 1970, se reintegrou a Orquestra e passou a atuar como professor-arranjador do Conservatório Pernambucano de Música. Recebeu prêmio de melhor arranjo de música popular brasileira nos anos 80, em concurso promovido pela Globo, Shell e Associação Brasileira de Produtores de Discos. Em 2011 foi homenageado pelo Carnaval do Recife.

OSRN

A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte tem o Governo do Estado do RN como seu principal mantenedor. E a temporada 2020 tem patrocínio via incentivo fiscal da Companhia Energética do Rio Grande do Norte – Cosern e Instituto Neoenergia, por meio da Lei Câmara Cascudo do Governo do Estado do RN, da Unimed Natal, Hospital do Coração e Prefeitura do Natal, por meio da Lei Djalma Maranhão. O projeto Movimento Sinfônico é uma realização da OSRN / Fundação José Augusto e MAPA Realizações Culturais e conta ainda com o apoio do Teatro Riachuelo Natal, Opus Promoções, Wish Natal Exclusive Resort, Galeria Fernando Chiriboga, Lado A Design, G7 Comunicação e dos Restaurantes: Camarões, Tábua de Carne, La Cachette e Poti Restaurante.

Projeto Movimento Sinfônico – Terças Clássicas ao Vivo com o maestro Linus Lerner

Transmissão ao vivo nas páginas oficiais da OSRN

– Facebook https://www.facebook.com/rnsinfonica/
– YouTube https://www.youtube.com/results?search_query=osrn

Data: 28 (terça-feira)

Horário: 20h