A importância da vitamina D na vida saudável dos animais

Todos nós sabemos a importância da vitamina D para o bom funcionamento do organismo humano. Mas será que sabemos que a vitamina D também é importante para a saúde do seu pet? De acordo com o veterinário e professor da Pós-Graduação de Medicina Veterinária da Faculdade UNINASSAU Natal, Tarcísio Barreto, a saúde dos ossos e músculos estão entre os benefícios da vitamina D para os animais. A substância, que popularmente chamamos de vitamina D, na verdade, é um hormônio.

“A vitamina D contribui para o fortalecimento do aparelho muscular e esquelético dos animais, ajudando na prevenção de doenças autoimunes. Com a falta desse hormônio, os ossos tendem a se tornar mais frágeis, aumentando o risco de fraturas. Quando ocorre esse desequilíbrio, é notória a perda de força muscular, facilitando as quedas. Assim, os animais ficam mais propensos a lesões e deformidades. Essas situações se tornam especialmente preocupantes nos pets de mais idade, por exemplo”, explica.

O veterinário lembra que a vitamina D para pets atua em diversas situações. Desde o intestino, aos rins e ossos, sempre com objetivo de aumentar a absorção intestinal de cálcio e fósforo, estimulando a deposição óssea e aumentando a reabsorção renal de cálcio e prevenindo lesões. A vitamina D também age como imunomodulador sobre as células do sistema imunológico. “A Vitamina D para os animais, assim como para os seres humanos, são essenciais para aumento da imunidade e prevenção de doenças”, conclui Tarcísio.