Campanha Nacional de Vacinação segue até 5 de junho em Parnamirim

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe Influenza teve início no dia 23 de março, de forma antecipada, devido à pandemia causada pela Covid-19, priorizando os trabalhadores de saúde e os idosos, por serem mais suscetíveis às complicações do Coronavírus. Em Parnamirim, a meta é vacinar 61.801 pessoas, porém as fases da campanha têm apresentado panoramas diferentes de procura dos usuários do Sistema Único de Saúde. 

A meta para pessoas idosas, por exemplo, foi superada em tempo recorde. Mais de 15.000 pessoas foram vacinadas em pouquíssimos dias, uma participação muito expressiva. No entanto a expectativa de um bom comparecimento das pessoas para se vacinarem nas fases seguintes não tem se confirmado.  

A terceira fase da campanha foi dividida em duas etapas. Na primeira de 11 a 17 de maio puderam se vacinar crianças de 6 meses a 5 anos de idade, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas. Já na segunda, de 18 de maio a 5 de junho estão sendo vacinados os adultos de 55 a 59 anos e professores de escolas públicas e privadas. Para ficar no exemplo do público infantil, a Sesad espera atingir a meta de imunizar 18.105 crianças, mas até essa quinta-feira (21) só 12% foram vacinadas, isto é, cerca de 2.100 crianças. Posteriormente há as demais metas que a secretaria espera alcançar, 7.045 adultos entre 55 e 59 anos, cerca de 2.902 professores, 2.858 gestantes e 470 puérperas. 

A Sesad ressalta que a vacina não protege contra a Covid-19, mas reduz significativamente o número de pessoas com síndromes gripais, por essa razão é de extrema importância que pessoas que compõem o público-alvo estejam com seu sistema imunológico mais protegido durante o período de pandemia. Nicelha Guedes é Chefe do Setor de Imunização e ressalta que a população precisa se conscientizar que a vacinação é vital nessa pandemia. “Pedimos que quem fizer parte do público-alvo, vá até uma Unidade Básica de Saúde para se vacinar. Cada um precisa fazer a sua parte”, disse. 

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe Influenza segue até o próximo dia 5 de junho. A segunda etapa da terceira fase está imunizando adultos de 55 a 59 anos e professores de escolas públicas e privadas. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município estão abastecidas e em funcionamento das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h, de segunda a sexta-feira.