Parnamirim recebe habilitação de 10 leitos de UTI para sua rede de saúde

Foto: ASCOM – Ney Douglas

O Ministério da Saúde, através da publicação da Portaria de nº 1.243 de 18 de maio de 2020 no Diário Oficial da União, habilitou 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva Adulto – Tipo II para Parnamirim. As UTI’s serão gerenciadas pelo município no Hospital Maternidade do Divino Amor, assim que ficarem prontas. 

Parnamirim foi contemplada com recursos da ordem de R$ 1.440.000,00, oriundos do Ministério da Saúde, para os primeiros 90 dias de funcionamento dos leitos. A cifra deve ser creditada no Fundo Municipal da Saúde, em parcela única, e vai ajudar o município na luta contra a pandemia causada pelo Coronavírus. Além disso, o estado e os 11 municípios componentes da primeira região de saúde estão em processo de pactuação de um cofinanciamento para a utilização futura da estrutura de Parnamirim. 

A ação leva em consideração as portarias anteriormente publicadas, que preveem os leitos de UTI para atendimento exclusivo dos pacientes com Covid-19 e autoriza, em caráter emergencial, a habilitação dos leitos pelo período de 90 dias, podendo ser prorrogado, de acordo com a situação de emergência de saúde pública decorrente da pandemia de Covid-19. 

De acordo com a secretária Terezinha Rêgo, o investimento vai ajudar muito. “Ainda enfrentamos dificuldades na aquisição de respiradores devido à falta de fornecedores, porém essa habilitação é de suma importância. Esperamos montar mais 10 leitos, além desses que acabam de ser habilitados. Nossa pretensão é contar com 20 leitos de UTI para pacientes com Covid-19. Com muito esforço e dedicação, vamos conseguir”, finalizou.