Fecomércio Turismo pode ser plataforma para superar pandemia, diz ONU

Enquanto a OMT trabalha fortemente para o reinício do Turismo, o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, destaca a importância do setor para superar a pandemia, unindo as pessoas, ao promover solidariedade e confiança.

Em um comunicado, Guterres destaca o papel exclusivo da indústria turística no avanço da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e na proteção dos membros mais vulneráveis das sociedades. Confira a mensagem a seguir.

“Enquanto o mundo enfrenta as consequências devastadoras da pandemia da covid-19, o setor de Turismo está entre os mais afetados. Viajar está em baixa, o medo é alto e o futuro é incerto.

O Turismo é um pilar essencial da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Os meios de subsistência de muitos dependem disso, especialmente as mulheres e, particularmente, nos países mais vulneráveis do mundo, incluindo os pequenos estados insulares em desenvolvimento e os países menos avançados. Além disso, em muitas partes do mundo, a proteção da biodiversidade depende muito do setor turístico, da conservação à receita gerada por esses esforços.

O Turismo pode ser uma plataforma para superar a pandemia. Ao reunir as pessoas, o Turismo pode promover solidariedade e confiança – ingredientes cruciais para o avanço da cooperação global que é tão urgentemente necessária no momento.

A Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas está fortemente comprometida com este trabalho. Encorajo todos os envolvidos no setor de Turismo a explorar como podemos nos recuperar melhor, inclusive por meio de ações climáticas e outros passos que promovem a sustentabilidade e constroem resiliência. Em nossa jornada em direção a um futuro melhor, devemos cumprir nossa promessa de não deixar ninguém para trás.”

Fonte: Panrotas