Governadora discute protocolos sanitários com o grupo Magazine Luiza

A Governadora Fátima Bezerra participou, na tarde desta sexta-feira (12), de videoconferência com o vice-presidente do grupo Magazine Luiza, Fabrício Garcia, que também contou com a participação do secretário de Tributação, Carlos Eduardo Xavier, o diretor jurídico do Magazine Luiza, José Aparecido dos Santos, e o consultor Antônio Totaro. O objetivo da reunião foi discutir acerca dos protocolos sanitários de combate e prevenção ao novo coronavírus (covid-19) desenvolvido pela rede de lojas Magazine Luiza.

Na ocasião, a governadora parabenizou o trabalho desenvolvido pelo Grupo, inclusive o de não demissão dos funcionários neste período de pandemia e relatou o que o Estado vem desenvolvendo para reduzir o contágio pela Covid-19. “É um plano muito sustentável com premissa na segurança sanitária e saúde. Isso mostra o compromisso que vocês têm com o ser humano. Aqui no RN essa pandemia nos pegou desprevenidos. Não foi fácil e não está sendo fácil garantir saúde para o povo Potiguar. Mas nós corremos atrás para abrir leitos de UTIs, adquirir insumos, respiradores, tudo para garantir o funcionamento do sistema de saúde estadual. Tomamos medidas mais dura para garantir o isolamento social e fizemos um chamado para sociedade e prefeituras, um pacto pela vida e articulamos com os 167 municípios ações para reduzir contaminação pelo coronavírus”, disse. 

Ela também falou sobre o plano de retomada das atividades econômicas no estado, que tem como meta o dia 17 de junho para ser iniciado se todas as condicionalidades estabelecidas forem cumpridas. “O plano foi amplamente discutido dentro do Governo nos últimos 30 dias e conversado com as entidades dos setores econômicos. Estamos dependendo de atingir duas metas: reduzir a internação e diminuir a taxa de contágio para patamares aceitáveis. Desejamos voltar às atividades econômicas o mais rápido possível e quanto mais nos preocuparmos pelo cumprimento das medidas, mais rápido vamos voltar às atividades”, enfatizou.

“Nosso plano iniciou desde o momento que a pandemia começou no Brasil. Nós fechamos todas lojas e nos pautamos em 3 pilares:  saúde e segurança de todo mundo, continuidade operacional e manutenção dos empregos. Não mandamos ninguém embora”, explicou o vice-presidente do grupo empresarial, Fabrício Garcia. 

Entre as medidas implantadas pelo grupo, que foram apresentadas pelo Vice-presidente, estão: afastamento de funcionários do grupo de risco e convocação apenas de funcionários que sentiram segurança em voltar a trabalhar; análise profunda dos decretos estaduais e municipais de cada estado e município; criação e acompanhamento de um score  de risco por município; protocolos de higienização pré e pós abertura de lojas; utilização de máscaras de proteção,  termômetro a laser, álcool em gel 70%, adesivos e fitas de distanciamento.

Para o secretário de Tributação Carlos Eduardo Xavier, o protocolo do Grupo vai contribuir de alguma forma com o Plano Estadual. “O nosso Plano de Retomada será transformado em normas e o detalhamento será por meio de portarias. O plano terá 4 fases, cada fase de 14 dias, dentro dessas fases teremos frações. O protocolo que vocês estão fazendo não foge do que estamos prevendo, mas conhecê-lo será útil para, quem sabe, trazer algo novo para o nosso”, concluiu.