IR – Profissionais de Contabilidade da Sead oferecem orientação gratuita

Com o objetivo de auxiliar servidores públicos do Rio Grande do Norte com dúvidas sobre a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), uma dupla de contadores da Secretaria de Estado da Administração (Sead) está, de forma virtual e voluntária, prestando serviço de orientação quanto ao preenchimento na declaração do IRPF de 2020. 

Para usufruir da consultoria, é necessário informar nome completo, e-mail e telefone por meio do formulário disponível no link https://forms.gle/CWof51nhVcQtDKEc7. Feito isso, os voluntários entrarão em contato para auxiliar os servidores. O atendimento será feito em horário comercial, de segunda a sexta-feira, até o dia 30 de junho de 2020.

A dupla que presta o serviço é formada pelos pesquisadores graduados em Ciências Contábeis Levy Ruan, especialista em Gestão Financeira e Controladoria, e Macielde Gomes, também bacharel em Ciências Econômicas e pós-graduado em Contabilidade em Gestão de Políticas Públicas. Ambos são pesquisadores da área de Contabilidade no Projeto de Pesquisa “Modernização da Gestão Administrativa e Inovação”, desenvolvido pela Sead, com a interveniência da Escola de Governo, em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (Fapern).

Segundo Levy Ruan, a ideia da ação voluntária surgiu depois que eles perceberam a dificuldade dos servidores públicos em prestar informações junto à Receita Federal devido a vários fatores. “A pandemia causada pelo coronavírus, a carência de equipamentos tecnológicos, como internet, além da falta de habilidades com computadores e notebooks, e as limitações de circulação impostas pelos decretos do Governo do Estado são algumas dessas razões”, elencou o contador.

Além disso, mesmo com o prazo estendido pela Receita Federal, muitas pessoas acabam deixando a declaração para a última hora. “Pensamos em uma forma de oferecer esse serviço apesar do período conturbado provocado pela pandemia. É justamente agora que as pessoas precisam dessa orientação. Queremos contribuir”, acrescenta Macielde Gomes.

Por causa da pandemia da Covid-19 que atinge todo o país, a Receita Federal alterou o prazo para apresentação da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física do dia 30 de abril, inicialmente previsto, para o dia 30 de junho de 2020. Além disso, a exigência de se informar o número constante no recibo de entrega da última declaração de ajuste anual foi retirada.