Juventude potiguar tem acesso a crédito

Foto: Divulgação

O Programa de Crédito para a Juventude visa garantir a sustentabilidade de empreendimentos da juventude durante a crise humanitária gerada pela pandemia do COVID-19 a partir da concessão de microcrédito para empreendimentos de jovens – formais ou informais, do campo ou urbanos, solidários ou convencionais – aliada à breve capacitação de seus jovens gestores para utilização do recurso e sobrevivência na crise.

Quem pode participar do programa? 

Os jovens de idade entre 18 a 29 anos do meio urbano ou rural com algum tipo de empreendimento que demonstrarem a capacidade de utilização deste recurso para garantir a sustentabilidade deste. Além de já ter um empreendimento em curso, o jovem deve estar sem pendências com seu CPF ou CNPJ (se MEI). 

O objetivo principal é contribuir para a sustentabilidade de empreendimentos de jovens durante o período da epidemia do COVID-19 a fim de garantir a autonomia financeira da juventude a partir do incentivo a geração de renda.

Como funciona a capacitação? 

  • O programa articula a oferta de capacitação e orientação pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), SEDRAF (Secretaria Estadual do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar) e SETHAS (Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social) quanto a elaboração do plano de negócios e gestão de empreendimentos.

Sobre o Microcrédito:  

  •  A AGN fará a concessão do crédito, atendendo aos seus critérios de avaliação de viabilidade. 
  • O crédito concedido será o da linha “Microcrédito do Empreendedor Individual”, nas seguintes condições: 
    • Limite de financiamento: 3.000 (informais); 12.000 (formais)
    • Carência: 3 meses 
    • Juros: 1,5 ao mês se investimento e 1,7 ao mês se capital de giro (se pago em dia, juro zero)
    • Garantia: avalista (permitido aval cruzado/aval solidário)
    • Prazo para quitação: 12 meses (informais) e 24 meses (formais) 

Como posso me inscrever? 

Para se inscrever, o jovem precisa entrar em contato com a Subsecretaria da Juventude via e-mail (sejuv.semjidh@gmail.com) para preenchimento dos formulários para análise de viabilidade.

Ainda possui dúvidas?

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o processo, entre em contato com a Subsecretaria da Juventude pelo email sejuv.semjidh@gmail.com e envie seu questionamento.