Prefeitura do Natal recebe doações do Lions Clube Natal

Foto: Divulgação

A Prefeitura do Natal recebeu, na manhã desta sexta-feira (26), doações de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) por parte do Clube de Causas Humanitárias Lions. Os equipamentos serão utilizados por servidores e agentes de saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A entrega aconteceu no Hospital de Campanha de Natal  e contou com a presença do secretário de saúde do Município, George Antunes, e coordenadores do Grupo.


O Clube Lions, sediado em Natal, conseguiu aprovação de recursos juntamente com o Lions Clubs International, sediado nos EUA. No projeto, eram requeridos equipamentos de proteção individual para serem doados a entidades, no caso o Hospital Municipal de Campanha de Natal, que é supervisionado pela Secretaria de Saúde. Os equipamentos foram adquiridos de acordo com a orientação da Anvisa e SMS.

O governador do Lions no estado, Adonias Dias, destacou a rapidez com que foi aprovada a solicitação. “Nós preparamos um projeto para que fosse repassado ao Grupo Lions Internacional e em menos de 72 horas nós conseguimos a aprovação e os recursos necessários para que fossem feitas as compras destes EPIs. Nós solicitamos máscaras cirúrgicas, protetores faciais e também máscaras pff2 e n95, tudo de acordo com o que foi pedido pela Secretaria Municipal de Saúde”, comentou. 

O secretário de Saúde, George Antunes, destacou a necessidade das doações e agradeceu o gesto que irá ajudar os profissionais de saúde que lutam diariamente contra a Covid-19 no Hospital Municipal de Campanha. “É uma demonstração de senso de comunidade, estar nos doando esse volume considerável de EPIs, equipamentos essenciais para evitar a transmissão da doença dos pacientes para os nossos servidores, que são os que estão cuidando da saúde da população. Neste momento, nós estamos com um grande déficit de pessoal, afastamentos diários de pessoas que foram acometidas pela doença e estão se distanciando do trabalho”, disse.

Os EPIs são utilizados em grande escala, já que são descartados constantemente para que não haja propagação do novo coronavírus. Logo, as doações comunitárias são essenciais. “Existe uma grande dificuldade em encontrar fornecedor para a compra dos equipamentos, e, quando encontramos, os preços são superfaturados. Então, recebendo essas doações de quem possa comprar diretamente ou consiga captar recursos, como é o caso do Grupo Lions, ajuda muito para que sejam realizados os procedimentos”, concluiu.