SEMEC lança plano de reorganização das atividades escolares da rede municipal de Parnamirim

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) lançou, no último sábado (20), em edição no Diário Oficial do Município, o plano de reorganização das atividades escolares da rede municipal de ensino, para orientar todo o corpo pedagógico sobre como proceder em razão da pandemia da COVID-19.

O plano de ações vai direcionar toda a rede municipal quanto às suas necessidades e particularidades. Os gestores discutirão em conjunto ao corpo pedagógico, as melhores estratégias de ensino direcionadas aos alunos da educação infantil e ensino fundamental, além do atendimento à Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Todo esse trabalho deverá ser elaborado na perspectiva de atendimento às crianças no retorno à Unidade de Ensino, exclusivamente presencial, para contagem de carga horária, porém as instituições estão viabilizando regularmente atividades lúdicas através das redes sociais aos pais que possuem acesso e realizando acompanhamento dos alunos para que o vínculo entre a escola e a família continue fortalecido. 

Na etapa do ensino fundamental, o plano de ação deverá ser elaborado na perspectiva de atendimento durante e pós-suspensão das aulas, também para fins de contagem de carga horária. O plano deve considerar que crianças, jovens e adultos apresentam idades, perfis, condições e necessidades diversas que devem ser eticamente contempladas na sua elaboração e implementação.

O projeto será avaliado pela equipe pedagógica da Unidade de Ensino, considerando o seu projeto político-pedagógico e as orientações curriculares do município, a preservação dos direitos a aprendizagem, respeitadas as diferentes faixas etárias, as condições humanas, sociais, culturais e as necessidades educacionais das crianças, dos jovens e dos adultos. Após concluído, deverá ser enviado para a Semec, assinado pelos gestores, coordenadores e presidente do Conselho Escolar, para análise e aprovação.

Quanto às atividades não presenciais, a Semec destaca que todos os alunos serão incluídos, sem exceções. Os exercícios serão impressos para as crianças, jovens e adultos que não possuem acesso à internet e portanto, não podem utilizar nenhuma ferramenta como auxílio ao seu processo de aprendizagem. Para garantir o direito à aprendizagem dos estudantes, as atividades devem ser acompanhadas, registradas e documentadas para análise e validação.  Na entrega de atividades impressas às famílias das crianças, jovens e adultos, na Unidade de Ensino, os devidos cuidados com a higienização serão tomados, com a não aglomeração ou qualquer contato físico.

As orientações serão repassadas aos pais ou responsáveis sobre as atividades escolares encaminhadas por meio de comunicação possível pela Unidade de Ensino, alertando sobre a importância de estabelecer rotina de estudos em casa.

A secretária de Educação, Justina Iva, afirma que as expectativas sobre o plano de orientação pedagógico são as melhores. “A receptividade dos gestores tem sido excelente. Temos realizado constantemente reuniões virtuais e todos estão muito ansiosos para a retomada das aulas. Sabemos que não será fácil, pois nossos alunos já não serão mais os mesmos emocionalmente, porque muitos já estão passando por perdas em meio à pandemia, crises familiares, entre outras questões. Então, queremos estar totalmente preparados para recebê-los”, disse.

E, a secretária acrescentou: “Nós, da Semec, nos preocupamos com o bem-estar dos nossos gestores, coordenadores, professores e todo o núcleo pedagógico, por isso estamos sempre dispostos a ouvi-los e o diálogo tem sido constante, pois todos sentem muita saudade dos alunos e todo o universo que é a escola, uma forma de aliviar todo esse sentimento é por meio de ligação, pelas redes sociais ou, até mesmo, por cartas. Muitos alunos têm enviado cartas às suas escolas, porque também sentem saudade. Em tempos como este, todos os meios de comunicação são válidos”, completou.

Ainda de acordo com a secretária, os kits-merenda continuarão sendo entregues. “Nós faremos uma segunda etapa de entrega dos kits-merenda. Distribuiremos mais de 26 mil kits e garantiremos, desta forma, a alimentação de todos os estudantes matriculados na rede municipal de ensino”, afirmou.