Fecomércio: Grande do Norte faz lançamento oficial do Selo Turismo Mais Protegido

Em plataforma digital com a presença de mais de 200 empreendedores e atores em geral da atividade turística potiguar, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo do RN (Setur), Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) e da Secretaria de Saúde Pública do Estado (Sesap), realizou na manhã desta quarta-feira (15), em parceria com o Sistema Fecomércio RN, a ABIH e o Sebrae, o lançamento do Selo “Turismo Mais Protegido”.

Criado com base em estudos e padrões sanitários recomendados nacional e internacionalmente, o selo irá garantir ao turista a certeza de que os estabelecimentos turísticos do Rio Grande do Norte apresentarão elevados protocolos sanitários, resguardando a saúde e a segurança dos viajantes e das empresas e serviços. O encontro também foi um momento no qual os participantes puderam fazer questionamentos e esclarecer dúvidas.

A construção do selo e também do site – www.turismoprotegido.rn.gov.br, plataforma que dará suporte aos empresários da área e aos viajantes – fazem parte de uma estratégia de reposicionamento do turismo potiguar diante do novo contexto mundial e são uma espécie de segunda etapa do Programa de Retomada do Turismo do RN.

“Por meio do Senac, demos uma contribuição consistente na construção dos protocolos a serem adotados pelos estabelecimentos e pelas empresas do turismo em geral, além de formatar cursos para capacitar empreendedores e colaboradores a aplicá-los.  São cursos, é bom ressaltar, em sua imensa maioria, gratuitos. A pequena parte das mais de mil vagas que estamos oferecendo que é paga tem valores fortemente subsidiados, tornando o preço do curso praticamente simbólico. Trata-se de um esforço coletivo para que o nosso estado possa ser pioneiro na obtenção do reconhecimento, nacional e internacional, dos potenciais viajantes de que, sim, podemos oferecer-lhes as melhores condições de acolhimento também no quesito biossegurança, um critério que, no contexto do pós-pandemia, será tão relevante na decisão por um destino como a hospitalidade do povo e os atrativos naturais, itens nos quais já temos destaque comprovado”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio RN e do Conselho Deliberativo do Sebrae, Marcelo Queiroz.

A subsecretária estadual de Turismo, Solange Portela, destacou a importância do destino se apresentar de uma forma ainda mais segura neste momento. “Precisamos passar credibilidade e confiança ao turista nesse momento de retomada da atividade. O selo, que terá adesão gratuita, identificará quais estabelecimentos no estado estarão preparados para o futuro”.