NOTA DE ESCLARECIMENTO – PLANO DIRETOR DE NATAL

A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb), responsável pela condução da Revisão do Plano Diretor, por meio da Coordenação Técnica , vem a público prestar alguns esclarecimentos a respeito do andamento das atividades previstas para esta fase da Revisão. E, sobretudo, convocar e estimular a população a ler e conhecer o conteúdo da proposta, que foi elaborada pela equipe técnica em conjunto com a sociedade e com os seis conselhos municipais, cumprindo todos os trâmites previstos no planejamento e regimento estabelecido para este fim.

Muito se tem ouvido sobre a Minuta proposta para a Revisão, com as mais diferentes opiniões sendo publicizadas nos diferentes meios de comunicação. Em muitos casos não expressa o conteúdo da proposta. Diante da complexidade do tema, para que a população conheça melhor tudo o que está exposto na Minuta, em seus 242 artigos, parágrafos, incisos e/ou alíneas, serão feitas divulgações periódicas e ilustradas.

Assim, o cidadão pode contribuir e refletir sobre a sua cidade como um organismo vivo, dinâmico, pulsante e que necessita atender à população nos seus mais diversos aspectos, seja no ordenamento físico (cenários), seja no aspecto social (moradia) e no aspecto econômico (emprego e renda). 

Dito isso, pontuaremos a partir deste 1º de julho no site e redes sociais do Plano Diretor (@planodiretornatal) alguns temas relevantes sobre a Minuta apresentada em 20 de fevereiro de 2020 pela Semurb e chancelada pelo Concidade, após ser votada pelos conselhos da cidade, nos dias 16 e 17 de março.

Ressaltamos que a Coordenação Técnica sempre esteve aberta às contribuições sobre a cidade, cabendo à equipe sistematizar, analisar e traduzir os anseios da população, inclusive corrigindo dificuldades enfrentadas durante a vigência do Plano Diretor de 2007, dentro dos critérios basilares que orientam o ordenamento urbano atual.

TEMA 1: ÁREA NÃO EDIFICANTE DE PONTA NEGRA – https://bit.ly/areanaoedificantepontanegra