Semtas entrega kits de alimentos e higiene para idosos e criança

Divulgação

A Prefeitura do Natal iniciou, nesta terça-feira (28), por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), a entrega de kits de alimentos e higiene aos quatro mil usuários atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Esse público abrange crianças, adolescentes e idosos nas quatro zonas da cidade. Hoje e amanhã, a ação atenderá aos 900 idosos dos Centros de Convivência Marly Sarney, em Lagoa Nova, e Ivone Alves, na zona Norte. 

“Um cronograma foi montado para garantir a todos os usuários dos nossos Centros de Convivência a entrega de dois kits por mês, sendo um de alimentos e um de higiene. Isso está acontecendo pelo período de três meses por entendermos a situação de vulnerabilidade alimentar que essas famílias estão enfrentando, muitas vezes, com a impossibilidade de adquirir meios para obter o sustento da família devido à pandemia da Covid-19”, enfatiza a secretária Andréa Dias.

Já Edna Dantas, diretora do Departamento de Proteção Social Básica (DPSB), reforça: “Tivemos o cuidado de continuar o trabalho que havíamos planejado para o semestre procurando estar perto e interagir com as famílias, mesmo que fosse por meio das redes sociais e verificamos, através dos relatos dos nossos usuários, que dentre as preocupações estão as necessidades básicas como alimentação e higiene, além das questões socioemocionais das quais também cuidamos”. 

Em Natal, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é realizado nos grupos de convivência e fortalecimento de vínculos existentes na área de abrangência dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), através da Semtas. Os Centros de Convivência Marly Sarney e Ivone Alves atendem os idosos e os Centros de Convivência da Redinha, Cidade Nova e Santos Reis atendem crianças e adolescentes.

Cabe ao SCFV, que atende de 6 a 15 anos de idade, o desenvolvimento da autonomia das 305 crianças e adolescentes assistidas a partir dos interesses, demandas e potencialidades de cada faixa etária. Já o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos, possui um trabalho social que objetiva o desenvolvimento de atividades que contribuam para o fortalecimento de vínculos familiares e do convívio comunitário, a prevenção de situações de risco social e o desenvolvimento da autonomia e de sociabilidade dos idosos. 

Atualmente, 1.300 idosos são assistidos direta e indiretamente pelo município, uma vez que há 53 grupos independentes, distribuídos nas quatro regiões do município, que também são contemplados pela Prefeitura do Natal, através da Semtas, e atendem mais de quatro mil usuários.

“A nossa equipe vem se articulando com a rede socioassistencial para atender as necessidades identificadas dos usuários e seus familiares, realizando reuniões semanais, por videoconferência, para avaliar o trabalho realizado, contato telefônico para identificar a situação de cada família em relação às necessidades básicas, ajudando na solicitação para o acesso a benefícios socioassistenciais, auxílio emergenciais e entrega de cestas básicas, além de reforçar os cuidados preventivos a covid-19, visando o não agravamento das situações de risco ou violência”, afirma Miessa Bezerra, chefe do Setor de Serviços de Proteção Social Básica.

Para participar do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o usuário deve procurar o Cras mais próximo para obter informações sobre a oferta do Serviço no município. Além disso, pode ser encaminhado ao Cras pela rede socioassistencial e pelas demais políticas públicas e/ou identificado por meio de busca ativa.