USF Ponta Negra leva prevenção e controle da Covid- 19 às ruas da Vila

Divulgação

A Unidade de Saúde da Família (USF) de Ponta Negra adotou o Projeto “5 minutos pela Vida” nas ruas da Vila, contando com o apoio do Fórum Vila em Movimento, para a prevenção contra o Coronavírus. A ação acontece três vezes por semana, sempre à tarde, levando prevenção e controle da Covid- 19 para os moradores do bairro. 

Segundo a enfermeira da USF de Ponta Negra, Meine Siomara Alcântara, o projeto tem o objetivo de sensibilizar os moradores para a prevenção do Coronavírus. “A intenção é de alertar a população para se proteger da Covid-19, solicitando para permanecer em isolamento social, utilizar máscaras, manter o distanciamento adequado, para que o risco de transmissibilidade diminua e as pessoas não venham a adoecer. Nós, profissionais de saúde, preocupados com a doença, precisamos enfrentá-la em diversas frentes. Essa é uma: no corpo a corpo”, destacou.

O “5 minutos pela Vida” surgiu após a equipe da Unidade de Saúde de Ponta Negra realizar o monitoramento das pessoas sintomáticas respiratórias, atendidas na Sala de Priorização de Atendimento (SPA), quando foram constatadas as ruas que obtiveram mais casos da Covid-19. A equipe decidiu, então, ir às ruas para trabalhar a prevenção da doença na comunidade.

A iniciativa dos servidores conta com um carro particular e caixa de som, onde a equipe composta por enfermeiras, agentes comunitários de saúde e outros profissionais percorrem as ruas com maior número de casos suspeitos, confirmados, como também de grande movimentação da Vila de Ponta Negra, sensibilizando a população com mensagem informativa sobre os cuidados para a prevenção contra o Coronavírus.

A mensagem lançada nas ruas diz: “Este é o Projeto 5 minutos pela Vida, onde trazemos informações para ajudar no controle da doença Covid-19 na Vila. Precisamos da união de todos, porque essa é uma doença que exige muitos cuidados. Se um não se cuida, pode transmitir a doença para o outro. Muitos podem não sentir nada ou ter a doença na forma leve, mas outros, como idosos, diabéticos, hipertensos, pessoas que tenham as defesas baixas ou doenças pulmonares, podem ter a doença na forma grave e até morrer. Então, para que a gente continue junto e com saúde, viemos pedir que siga as recomendações da Organização Mundial de Saúde para prevenção e controle da doença”, informa a enfermeira Jacqueline Abrantes.

“As pessoas devem lavar as mãos com água e sabão para matar os vírus que podem estar nas suas mãos; não tocar nos olhos, nariz e boca, porque se as mãos estiverem contaminadas, o vírus pode entrar no corpo da pessoa e deixá-la doente; sempre que tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz com a parte interna do cotovelo; usar corretamente a máscara; permanecer em casam se puder; entre outros cuidados”, explica Jacqueline.