Guarda Municipal reforça ações de conscientização e fiscalização no fim de semana

Divulgação

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) realizou, no sábado (1º), mais uma grande ação de prevenção ao Covid-19. Dessa vez, na área do comércio popular e feira livre dos bairros do Alecrim e Cidade Alta, além da região da Praça Gentil Ferreira e praias urbanas. Guardas municipais lotados no Grupamento de Ação Patrimonial (Gapa) e na Ronda Saúde (RondaS) distribuíram cerca de 3.500 máscaras de proteção com pessoas que estavam sem o equipamento de proteção individual.


As medidas preventivas também se estenderam às áreas externas das agências da Caixa Econômica Federal que estavam pagando uma nova parcela do benefício emergencial do Governo Federal, destinado às pessoas afetadas economicamente pela pandemia do coronavírus.


O comando da Guarda Municipal do Natal (GMN) utilizou um efetivo de 50 guardas distribuídos estrategicamente para abranger espaços mais amplos possíveis, dando foco justamente aos pontos onde existe maior circulação de pessoas, que foram orientadas pelos agentes sobre cuidados preventivos do uso de máscaras de proteção, higienização das mãos, distanciamento social e locais para buscar ajuda em caso de sintomas do Covid-19.


A secretária da Semdes, Mônica Santos, explicou que o trabalho de conscientização e fiscalização sanitária consiste em abordar as pessoas que estão de alguma forma desobedecendo as normas do decreto municipal de prevenção e combate ao coronavírus, alertando dos cuidados, distribuindo máscaras, fiscalizando e também agindo, de acordo com a lei, com aqueles que insistem em desobedecer as regras legais.


“Este é mais um final de semana de reforço nas atividades de fiscalização e conscientização que a Prefeitura vem realizando buscando zelar pela saúde do cidadão. Essas ações sanitárias vêm se somar a outras medidas de prevenção orientadas pelo prefeito Álvaro Dias e pelo comitê técnico de saúde desenvolvidas desde o início da pandemia em Natal”, explicou a secretária.


O subcomandante de Segurança da GMN, Carlos Cruz, lembrou ainda que a fiscalização na orla ocorre de maneira sequenciada todos os dias da semana e vai continuar no mesmo ritmo. “A Guarda Municipal está sempre presente em todos os locais que se fazem necessário na proteção da saúde e do bem-estar do cidadão. Nossos guardas estão nas ruas, nas praias, nas feiras livres, no comércio e atendendo chamados via 190 todos os dias da semana e sempre com a meta de fazer o melhor por Natal”, comentou.


De acordo com o Decreto Municipal, as fiscalizações do cumprimento legal das normas são de responsabilidade da Semdes, Procon, Guarda Municipal do Natal (GMN), Semurb, Semsur e SMS que estão trabalhando com o apoio das forças de segurança do Estado, a exemplo do Corpo de Bombeiros Militar, Polícias Militar e Civil.