Igarn cadastra irrigantes do entorno do açude Bonito II

O Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn) esteve quarta e quinta-feira (26 e 27), no prédio da parede do açude Bonito II, realizando o cadastramento de usuários de água irrigantes que precisarão utilizar as águas do manancial, por meio do seu coordenador Técnico e de Planejamento, André Nunes. Ao todo foram realizados cerca de 20 cadastramentos, através de Outorgas de Uso da Água, que ainda precisarão passar por análise do setor responsável no instituto para posterior entrega do documento aos usuários.

Na ocasião foram entregues ainda, algumas outorgas a usuários de água que participaram de outras ações do Igarn Itinerante, mas que não possuíam e-mail para envio e não puderam receber em Natal devido à pandemia.

Sobre as regras de uso das águas do açude Bonito II

Na reunião que definiu as regras de uso da água do açude Bonito II ficou acordada a liberação de 52 l/s de vazão para utilização da CAERN e, segundo estudo hidrológico realizado pela Agência Nacional de Águas (ANA) e Igarn, a liberação de uma vazão de 10 l/s para atender às necessidades de subsistência e agricultura familiar de comunidades do entorno do manancial, até que o açude atinja o volume morto.