Sesap lança nota com orientações para ampliação da testagem para Covid 19 no RN

Ascom/SESAP

Com o objetivo de ampliar a política de diagnóstico e vigilância laboratorial dos casos de Covid-19, o Governo do Estado ampliará a detecção de anticorpos contra o novo coronavírus, em 150 mil pessoas. Nessa perspectiva, a Secretaria de Estado da Saúde Pública elaborou uma nota técnica explicando as diretrizes para a aplicação dos testes sorológicos – com prioridade para crianças de 0 a 19 anos e categorias laborais determinadas na nota –, que identifica se tiveram contato com o novo coronavírus.

A testagem será realizada por meio da metodologia de imunoensaio por quimioluminescência in vitro para a determinação qualitativa de anticorpos para o novo coronavírus, que possibilita apontar se o paciente teve uma exposição recente ou mais tardia ao vírus. Poderão realizar a sorologia pessoas sintomáticas há 14 dias e que ainda não tiveram diagnóstico positivo pelo teste RT/PCR e por outros métodos como o Teste Rápido, que se enquadrem nas definições dos grupos elegíveis.

O acompanhamento da disponibilidade de testes disponíveis por laboratório será divulgado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (LACEN), referência estadual no diagnóstico laboratorial de Covid-19, participando da escolha da metodologia desses exames que passarão a ser realizados e implementando-a.

“Esse exame de sorologia para Covid-19 detecta a presença de anticorpos IgM e IgG em pessoas que foram expostas ao vírus SARS-CoV-2 e deve ser realizado após o 14º dia de sintomas, quando o teste passa a ter uma sensibilidade e especificidade maior”, explica o biomédico e diretor Administrativo do Lacen, Derley Galvão. “Além disso, permitiremos a regionalização dos exames, já que os Laboratórios Regionais de Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros farão as análises sorológicas”.

A medida foi tomada levando em conta o contexto da retomada gradual das atividades sociais e econômicas, e em atenção à Lei 10.763, proposta pelo Deputado Estadual Francisco do PT e instituída pelo Governo do Estado na última quarta-feira (19). Serão testados profissionais que atuam em feira livre, pescadores; trabalhadores de Correios; motorista de transporte público, motoristas de ambulância, motoristas de aplicativos (moto e carro); médicos veterinários; brigadistas e bombeiros civis e militares; agentes de fiscalização.

Além desses também serão testados coveiros, atendentes de funerárias, auxiliares funerários e demais trabalhadores de serviços funerários e de autópsias; trabalhadores de limpeza urbana, profissionais que trabalham na cadeia de produção de alimentos e bebidas, incluindo os insumos; aeronautas, aeroviários e controladores de voos; além de serviços de assistência social e atendimento à população em estado de vulnerabilidade, além de crianças entre 0 e 19 anos hospitalizadas.